terça-feira, 7 de junho de 2016

Quase pirracinhas

Já tentei me lembrar de alguma pirraça que Miguel tenha feito e que tenha me marcado de forma especial. Não encontrei. Aí tentei mudar a busca em minha mente, procurando um episódio de birra dele que eu tenha presenciado. Nadinha também. Foi aí que eu percebi que, mesmo às vezes reclamando taaaaaanto de que ele é levado, eu sou muito injusta com o meu filho, isso sim! 

Ao contrário de muitas mães, nunca passei vergonha com ele gritando no supermercado querendo que eu levasse alguma coisa que eu não podia, nem com ele se esperneando numa loja de brinquedos porque eu não ia levar o que ele tanto queria. Também nunca me respondeu de forma atravessada na frente de ninguém e muito menos foi grosseiro com alguém na minha frente, nada disso. Nunca o chamei pra vir embora de uma festinha ou até mesmo da pracinha e ele fez escândalo! Sempre veio na hora, ainda que com uma tromba imensa, o que eu acho super natural. 

O máximo que ele faz (mesmo assim raramente) é chorar e sair pulando pela casa quando eu prometo algo há dias e por alguma razão não posso cumprir. Isso sim o irrita profundamente! Até aí também acho super normal. Uma criança como outra qualquer, com reações esperadas. 

Para não dizer que eu não tive nada pra contar, relacionado à pirraça, vou citar duas quase-pirraças de quando ele ainda era bebê. Sempre fazia cena na hora de tomar Protovit (ou Vit Vit, como ele falava), ou remédio de verme (odeia até hoje), e na hora de fazer nebulização (coisa que hoje em dia faz numa boa e eu até estranho). Outra foi o primeiro estresse, de fato, dele. Tinha acabado de aprender a andar e adorava perambular pelo quintal, na época em que tínhamos muitas plantas por aqui. Pegava todo dia um solzinho gostoso. Mas num certo dia cismou de querer pegar mais do que o sol: tentou arrancar as plantinhas da vovó. Não deixei. Briguei, bati na mão. Foi a primeira vez que o vi magoado, conscientemente. Chorou (e eu também, discretamente), mas um segundo depois já queria rir, com minhas besteiras. Foi uma mistura curiosa de sensações da qual eu nunca me esqueci (nem a foto deixaria!).


Acho que Deus foi bem generoso comigo ao me dar o Miguel, e desse jeito, pois sou estressada e irritada ao extremo, nunca escondi nem escondo isso dele, e não sei, sinceramente, o que faria se ele fosse pirracento, do tipo que faz a mãe passar vergonha mesmo, na rua. Penso que eu o deixaria pra trás, fingindo que nem conheço, ou então lhe daria uma puta surra, com motivos suficientes para fazer um escândalo ainda maior. Não sei. Nem quero. Não tenho mesmo a menor paciência. Nem estômago. Deus sabe disso e quis, com toda a sua misericórdia, me poupar. Sou grata. Muuuuuito grata. 

(Andreia Dequinha - mãe do nada pirracento Miguel)

10 comentários:

  1. Dequinha, sua ferinha! Isso prova aquilo que todos já sabem: Deus enviou um anjo em forma de criança para acompanhar e colorir seus dias. De certa forma, ele consegue mediar esse seu temperamento impulsivo e mostrar o outro lado da situação, ou melhor ele é capaz de semear mais sorrisos e felicidade no seu coração.Ele tem uma carinha tão boa! e com esse nome mais ainda!
    Nas fotos, que lindinho fazendo beicinho!
    Tão gostoso saber das histórias e peripécias desse fofo, mesmo ele sendo mais comportado que as demais crianças, o jeito dele de encantar é justamente pela alta maturidade que tem ainda tão novo!
    Obrigada por compartilhar, de modo tão carinhoso e singular cada ação desse rebento que arrebenta corações, não só o seu, mas o nosso aqui: mães espectadoras corujonas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferinha? Eu? Imagina... Quem me dera... Eu tenho é muita sorte mesmo! Deus deve gostar muuuuito de mim, ao me dar o Miguel. Às vezes reclamo de barriga cheia! Não tenho nem pirraças horripilantes pra contar, nem umazinha sequer!

      Eu amo ficar vasculhando as fotos mais antigas... a fim de ativar minhas lembranças... Meu baú de tesouro... cada preciosidade... e imagine só quando já tiver mais tempo ainda!

      Muita gente comenta que acha o Miguel maduro para a idade dele... apesar, claro, dos momentos de besteirol, comum a todas as crianças de sua idade. Ele tenta conversar sobre tudo, uma figura, e até sobre política! Sabe bem quem é o prefeito daqui da nossa cidade (Alair), malha o governador Dornelles, Pezão e Cabral... e por aí vai! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eu que agradeço pelo carinho de vir sempre me ler, comentar, me presentear com suas palavras, amiga Zizi. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  2. Que lindo relato!! O mérito é todo seu amiga, porque isso só prova que você soube criar muito bem o Miguel, isso ficou claro para mim, porque essa coisa de escândalos no supermercado ou em qualquer outro lugar é um sintoma de criança que não conhece os limites, que não conhece a regra do jogo.
    As pirracinhas são próprias da criança e significa que são seres humanos normais. A gente fica é muito feliz com isso, pois significa que são saudáveis!!
    Graças a Deus por isso!!! Adorei a carinha linda do Miguel!
    Parabéns pelo filho que tem!! E parabéns pela mãezona que você é! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, amiga, o mérito é todo de Deus, que me presenteou com um menino quase sempre amável, doce, compreensivo, que me ensina muito mais do que eu a ele! O mérito é deles, não meu!

      O Miguel é uma figura rara, desde que nasceu... Cheio de caras e bocas... Não é à toa que eu amo tirar fotos dele, guardar tantos registros!

      Valeu pelo carinho, amiga! Beijocas.

      Excluir
  3. Amiga, Miguel é um anjinho mesmo ! Apesar que concordo com Maria Jose, isso é mérito seu também que soube educá-lo. O meu era bem mal criado e tive que levar em rédea curta rsrs bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada... mérito meu nada... eu erro tanto... e aprendo muito mais com ele do que ele comigo, garanto! Tenho é sorte! Beijos e jura que o Pedro deu trabalho em algum momento da vida?!? Inacreditável... Um lorde...

      Excluir
  4. Que bênção! Além de lindo,seu filho é uma criança tranquila, bem educada, como qualquer outra de boa formação...já que o seu relato assim nos faz acreditar; a começar pelo título. Infelizmente,muitas mães não desfrutam de semelhante tranquilidade não...Já presenciei muitas cenas desagradáveis de filhos envergonhando os pais. As duas últimas aconteceram em restaurantes diferentes. Os personagens eram dois meninos, e já bem crescidinhos (de cinco a sete anos, aproximadamente) . No primeiro incidente,o garoto "berrava" tanto dentro do recinto, que os pais (após inúmeras tentativas para acalmá-lo), sentindo que ele incomodava sobremaneira todas as pessoas presentes, levantaram-se de seus lugares e saíram silenciosos arrastando o "reizinho mandão". Não deu pra saber o porquê da pirraça (a mesa deles era um pouco distante da minha), mas morri de pena daquele casal. O segundo caso, também dentro de um restaurante , protagonizou um outro menino aos berros, chutando a canela da mãe, sabe-se lá por quê ... Ela,coitada,tentava convencê-lo (não deu pra ouvir), enquanto ele insistia em desestruturá-la . Confesso que , percebendo a angústia daquela mãe, senti vontade de dar umas boas chineladas no "moleque", pela falta de consideração com os pais... principalmente com a pobre mãe. Graças a Deus, nunca passei por semelhante situação com meus filhos...e já vou logo cortando qualquer iniciativa (sobre o assunto ) com Clara e Valentina; embora entendendo que criança não é robô (tem direito a se sentir insatisfeita sim...), só que nós, educadores,não podemos ser permissivos. Limites precisam ser impostos, desde muito cedo... Miguel é nome de arcanjo. Dizem que o arcanjo Miguel pode ter sido o próprio Jesus; por isso que, ao contrário de anjos (plural), só se emprega esta palavra no singular, porque só existe um. Portanto, só pelo nome, seu filho já é uma criança muito especial...Que ele cresça lhe dando muita alegria e a certeza de que você o educa para torná-lo um ser sociável e amável. Cada vez que leio seus textos,sinto que você quer muito acertar na formação do caráter de seu filho. E acertará,com a mesma grandeza com que produz as histórias apresentadas aqui nesta página, as quais eu amo... Nota dez pra você, mãe/escritora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que um dia você possa conhecer pessoalmente o Miguel e que não queira me processar por propaganda enganosa, Zenilda! (risos) Claro que ele tem seus momentos de rompante e de gritaria, mas nada que eu não consiga domar, nada exagerado. Ele é beeeeeeem melhor do que eu era na idade dele, e não só na opinião de mamãe, mas na minha própria, de acordo com as minhas lembranças.

      Já vi algumas cenas de crianças fazendo pirraças terríveis e sempre pedi a Deus para que eu não tivesse nunca que passar por aquilo, pois me conheço... não saberia lidar... bateria, certamente, e depois ficaria arrependida. Claro que criança vive tentando nos testar o tempo todo e eu, assim como você, também não dou brecha. Corto logo o mal pela raiz! Comigo não tira farinha...

      Não entendi muito bem a explicação sobre o arcanjo... Só tem UM arcanjo?!? É isso??? Todos os outros são considerados anjos?!? (Me perdoe, mas não saco nada... só sinto que meu filho é abençoado, em abundância, e o nome dele foi uma acertada escolha!). Bênção pura em minha vida, na vida da minha mãe...!!!

      Tomara Deus que eu acerte sim no caráter delezinho... Isso é sempre o melhor presente pra uma mãe, ainda mais uma mãe que é professora e que enfrenta tantas lutas, tantas injustiças, tantas pedradas de (des)governos... Vc tb sabe bem o que é isso! Obrigada pelo carinho de sempre e pelas palavras sempre lindas e empolgantes! Me fazem um bem danado!

      Excluir
  5. Exatamente como você entendeu (pelo menos é o que dizem...) baseado em uma passagem bíblica. Arcanjo é um anjo de ordem superior. É claro que devem existir muitas controvérsias sobre este assunto. Como tudo que envolve religião. Para outras pessoas, existem três arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. De qualquer forma,o que importa é que o seu Miguel é um anjo bom, por tudo que tem demonstrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que existissem outros arcanjos... mas se o meu é único e manda no pedaço... adorei saber! rs rs rs

      Só tinha escutado sobre isso... sobre o fato de estudos apontarem que Miguel poderia ser o próprio Jesus, o próprio Messias... e tudo isso só me mostra o poder que o nome do meu amado tem! Foi uma escolha feita pelo meu coração, Zenilda, e um dia te conto melhor, se quiser, os detalhes dessa escolha. Aqui mesmo no blog já comentei, sem alguns detalhes, para não polemizar...

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!