segunda-feira, 25 de julho de 2016

Não come de jeito nenhum!

Não digo que gostaria que Miguel fosse uma draga, que saísse por aí que nem o Diabo da Tasmânia comendo até pé de mesa e fazendo vergonha, como já vi muita criança olhuda fazer, mas também não precisava ser assim tão difícil pra comer! É de dar nos nervos, sem exagero! 

Já convivi um pouco com um guloso, que eu até tinha vergonha de levar às festinhas de aniversário, porque quando passava a bandeja de salgadinhos só faltava pedir pro garçom deixá-la em cima da mesa, só pra ele... sem falar que nem dava tempo de ninguém sentado na mesa comer unzinho sequer! Era assustador... parecia que não tinha comida em casa ou que tinha vindo diretamente da Etiópia! 

Miguel é o oposto disso, para o meu também desespero! Vai às festinhas de aniversário e só quer saber de brincar, raramente parando pra comer, e, quando o faz, é pra comer uma pipoquinha, uma metade de cachorro-quente, no máximo, e um copinho de refrigerante, quando a sede aperta, e, mesmo assim, prefere água, se tiver. 

Se fosse só nessas ocasiões, menos mal. Eu estaria feliz da vida! Mas isso ocorre em casa, em sua rotina, todos os dias, o que me deixa não só de cabelo branco, mas sem cabelo, já que todo dia perco um monte, maquinando o que mais posso fazer para resolver esse dilema. 

Já o deixei com fome, pra obrigá-lo a comer, mas ele preferiu dormir sem nada comer. E eu chorei a noite toda, esperando que ele acordasse e me pedisse um café com leite. Por essas e outras que às vezes acabo deixando substituir o jantar por um lanche, porque às vezes nem isso ele quer! No almoço, servido uma hora antes de ir pra escola, porque come que nem uma tartaruga com cãimbra, todo dia é um parto! Mesmo fazendo as comidas de que ele mais gosta, repetidamente! Em um ou dois dias funciona, nos outros nada! Desesperador! 

Saudades do tempo em que ele vivia pendurado no meu peito, mamando, absurdamente, e era gorduchinho! Aí tirei o peitinho para ver se ele começava a comer bem... aí o inferno começou! Deixou de comer até o que antes aceitava, para o meu desespero. Não toma mais nem um suquinho de laranja com couve, que amava! Bife de fígado, nunca mais! Purezinho de inhame, nada! Caldo verde, tomou nojo! Sopa, diz que enjoou! Frutas, nem de uva, caqui e banana gosta mais! Para ter ideia do tão ruim que ele é pra comer, nem para chocolate (pasme!) ele liga, nem pra balas, bombons, pirulito... Uma das coisas que ele não recusa, nunca, é sorvete... se for de morango ou creme, claro! Porque todo o resto ele recusa! Ahhhh, e açaí... ama... toma brincando um copo de 500 ml! 

Nem o Apevitin que dou às escondidas da pediatra tem feito milagre! E só falta tentar encarar o meu pavor de cozinha e virar mestre-cuca, capaz de fazer aquelas comidinhas gostosas e lindas, divertidas, que qualquer criança normal ama! Mesmo assim sabendo que, em se tratando do meu alienígena Miguel, até isso pode não resolver! Brabo... 

(Andreia Dequinha - mãe do Miguel, um chatinho pra comer)

6 comentários:

  1. Rss pandega...
    Acredito eu que é assim essas garotada.de agora


    O sobrinho do meu marido r pior...qdo sismo só passa a salsicha...outras a pão e por aí vai, preocupante pq temos que carregar nos cuidados,nos medicamentos e etc...
    Por enquanto o daqui não come pedra pq não dei.
    Bjs Bethy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seu filhote continue assim, comendo de tudo, sem nada recusar! O meu era assim até os dois aninhos, mas depois... Eu era feliz e não sabia! rs rs rs

      Excluir
  2. Eu sei exatamente o que é isso, Dequinha, pois Danilo fazia quase do mesmo jeito...eu vivia preocupada com o que dar a ele e inventava coisas, comprava pratinhos bonitos com peixinhos que se mexiam para estimulá-lo a comer. Patrícia comia pouco, mas comia de tudo e isso os acompanha até hoje. O Danilo é enjoado para comer, gosta de churrasco, brócolis, arroz e feijão....outros legumes, ele engole meio obrigado, frutas, leite..xiiiiii. Patrícia gosta de inventar e inovar na cozinha, come de tudo legumes, frutas, verduras... SAbe fazer novidades na cozinha.
    O Miguel, depois que crescer, talvez melhore um pouco seu gosto pelos alimentos apetitosos, mas duvido que seja um fã da comida.
    Eu ficava preocupada com a qualidade do sangue do meu filho, achando que ele poderia ficar anêmico. Mas nunca eve anemia, nem foi desnutrido. Parece que o corpo da pessoa não precisa de determinadas substâncias e isso faz com que a criança recuse. Mesmo assim eu sou a favor de insistir nisso, naquilo e variar a alimentação.
    Mãe é sinônimo de preocupação, seja em comida ou outros cuidados porque vivemos em função das crias, não temos limite, o bem deles é o nosso único lema!
    Gostei de mais um relato desse fofito Miguel que deixa essa mãe atenta 24 horas. Amor de mãe é mesmo o mais verdadeiro e bonito e se traduz em cada letra, pensamentos, atitudes ou palavras. Por iso é sublime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que o Miguel melhore mesmo nesse quesito e que goste de comer, e que coma certo! Torço para que não puxe a mim... sou péssima, reconheço, pois amo besteiras, mas como verduras e frutas também. O que me deixa intrigada é que nem de chocolate ele gosta! Caso de internação! Afe! rs rs rs

      Miguel também é raro de ficar doente, o que me deixa até intrigada, mas vira e mexe eu dou uns fortificantes, ferro, vitaminas, essas coisas... Mãe sofre... rs rs rs

      Excluir
  3. Mãe sofre né!?! Até nisso, porque na verdade é uma preocupação no extremo.
    Uma boa saúde depende de uma boa alimentação e se por um lado é bom ele não querer determinadas coisas, por outro, precisa se alimentar direitinho.
    É pra deixar mesmo qualquer mãe em desespero, mas talvez seja só uma fase, depois passa!
    O amor e o zelo dessa "grande mãe', com certeza será a salvação!! Judiação ter dormido sem comer nada, entendi o seu choro e eu quase chorei lendo o seu relato, até porque hoje estou uma manteiga derretida, mas ri muito da tartaruga com câimbra!
    Mais um lindo relato, como sempre, cheio de emoções maternas!!!
    Adorei!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como a gente sofre, né? O tempo todo... O que não sofri com o parto (tranquilão e indolor), sofro com essa teimosia alimentar de Miguel! (risos)

      Desculpe por quase tê-la levado às lágrimas também... é que mãe é muito solidária á causa da outra, né? Chega a ser comovente... e curioso... adoro...!!!

      Que a gente ainda possa dividir muitas histórias aqui, histórias que nos façam rir, chorar, enfim, trocar! Amo! Beijos mil. Obrigada pela força de sempre!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!