quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Adoravam exibir as janelinhas!


Perder os primeiros dentes não é muito fácil, os pequenos ficam ansiosos e até assustados, mas é normal que isso aconteça, e também muito importante que eles saibam disso! Cada fase chega com as suas devidas histórias e cada criança no seu devido tempo!

A minha memória falhou, não me lembro de muita coisa, por isso foi preciso recorrer aos meninos para contarem os detalhes sobre as primeiras janelinhas. O Mateus teve medo, quando sentiu o dente mole, e não queria que tirasse, mas, com um pouquinho de esforço, um dos puxões funcionou. Dei água com sal, para enxaguar a boca e o dentinho foi para cima do telhado, não sei o porquê, mas fiz igual a minha mãe fazia com a gente.

Com o Elias foi engraçado, morávamos na chácara e ele estava em cima de uma escada, bem tranquilo, mastigando um chiclete e de repente... ploc! O dente caiu, ele levou o maior susto, desceu da escada, saiu correndo e chorando à procura de socorro, mas expliquei que isso era normal, então o susto passou e fiz o mesmo procedimento: água com sal e o dente no telhado!

O Elias tem história dentária não muito feliz! Tem problemas seríssimos e vai passar a vida inteira indo ao dentista. As janelinhas apareciam com muita frequência, porque os dentes iam nascendo e quebrando, por isso que não sai da ortodontia! Fico com o coração partido. Falei que a boca dele é mais cara que um fusca. Se não tivéssemos cuidado logo, ele iria viver sempre de janelinha, acho até que de janelões!! (risos)

Ah! Janelinhas inesquecíveis!! Saudosas fases! "Um dente que cai é um pedaço que vai, sai o velho e entra o novo, e chega uma nova fase!"... Às vezes cheia de sustos, mas também de diversão, pois, na verdade, eles adoravam exibir as janelinhas e o faziam com muita naturalidade, é uma fase engraçada, curtiam se ver no espelho, e eles levavam na boa!... Estavam crescendo, era isso que importava!

                                                                                               (Maria José - mãe de Mateus e Elias)

4 comentários:

  1. Uma experiência da qual ninguém escapa: essa fase da troca de dentes! Tantas. Sugestões aparecem e nem sabemos direito o que fazer com aquelas "pérolas" . Queremos sempre fazer o melhor e o certo. Uma mãe acompanha e participa de todas as fases, e a do dente não seria diferente.
    Um relato cheio de carinho e preocupação, mais uma prova de amor materno!
    Minha filha usou aparelhos nos dentes durante muitos anos... Mas já passou. Mas valeu a pena os anos de
    Sufoco.
    Que bom conhecer mais enredos dos seus fofos!!

    ResponderExcluir
  2. Meu filho Elias também usa aparelho nos dentes, o problema dele é seríssimo, os dentes não encostam na hora da mordida. Muito ruim!
    Obrigada pelo doce comentário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mordida cruzada? Não, né? Porque se for é, de fato, terrível, tanto quanto o raio do meu bruxismo...

      Excluir
  3. Que barato o seu relato, amiga! Amei saber das janelinhas dos meninos! E que bom que você tem logo duas memórias portáteis para socorrer quando a sua falha! Aliás, tem três, pois o maridão é super presente (cadê ele por aqui? sumiu...).

    Gostei desse detalhe da água com sal, que eu já tinha até me esquecido. Minha mãe também colocava em mim. Não me lembrei de colocar no Mig e sua primeira e até agora única janela. Graças ao seu lembrete, farei nas próximas! Obrigada!

    Ri muito com a boca-fusca do Elias! Tadinho! E eu sofria com meus dentes... dores horríveis... até descobrir o meu bruxismo. Agora sofro menos, só quando não me lembro mesmo de usar a plaquinha pra dormir! Ainda não me acostumei e meu mal é recorrer a ela quando estou na vala... rs rs rs

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!