domingo, 14 de agosto de 2016

Feliz dia dos pais!

Homem que brinca de boneca

Minha primeira filha não foi planejada e demorei um tempo até entender porque minha mulher -- minha namorada, na época -- ficou tão nervosa quando aquelas duas listrinhas apareceram no teste. Eu sempre quis ser pai, uma espécie de substituição inconsciente daquilo que eu não tive quando era criança, e não fiquei nervoso com a notícia. Afinal, não era meu corpo que iria mudar. Não era minha profissão que iria mudar. Pra ser sincero, mal seria a minha vida que iria mudar -- eu teria ainda nove meses de cerveja, amigos e futebol, não é mesmo? Talvez mais, se a Ana tirasse tudo de letra.  

Fui me flagrar do que é ser pai no dia do parto. As pessoas têm aquela visão romântica, dizem que é o dia mais maravilhoso da sua vida. Quando o obstetra, amigo da família, disse naquela manhã de domingo: " -- Vamos fazer a cesária?", fiquei chocado. "Com toda essa naturalidade, doutor! Espere aí! Eu não estou preparado!" Mas a minha mulher estava, depois de nove meses de espera, e dor, e desequilíbrios hormonais. Não achei romântico nem mágico, achei brutal e sangrento. E, de noite, depois que todas as visitas inconvenientes foram embora, minha mulher estava exausta e minha filha chorava. Chamei a enfermeira, perguntei se ela poderia fazer algo para a criança dormir. E ela riu, e me olhou nos olhos e disse: "-- Agora é com você". Aí virei pai. 

Para o homem, a descoberta da paternidade vem aos poucos. A gente passa anos pra se acostumar com a ideia. Não fomos treinados, não brincamos de casinha, não ganhamos bonecas. Alguns homens acham que tudo isso é coisa de mulher, mas eu acho que não. A gente deveria ter treinamento desde pequeno, pra entender a importância de dividir as funções. Talvez os homens crescessem mais sensíveis, gentis, mais cuidadosos com o sentimento dos outros.

Esses dias eu estava entre bonecas e minha filha pequena. Demos papinha, colocamos uma roupinha quente, passeamos com a boneca de carrinho pela sala. "-- Um dia eu e você vamos casar, né, pai?" Respondi: " -- Papai já casou com a mamãe. Você vai casar com alguém mais legal ainda que o papai". Alguém que está por aí, em algum lugar. Brincando de bola, de bicicleta, ou de boneca.


(Marcos Piangers)

2 comentários:

  1. Que texto lindooo! E que sensibilidade desse homem que escreveu de forma linda esse processo em ser pai! Não imaginava que algum homem tivesse uma visão assim tão subjetiva e sensível. Parece que o nascimento envolve mais a mulher, mas este homem prova que não! Nós, mulheres somos treinadas a lidar com a maternidade desde que nascemos, eles não. Por isso minha admiração , AMEI!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei um barato e por isso achei que cabia perfeitamente aqui no nosso blog, no dia dos pais! Um pai que mais parece mãe, tamanha a dedicação e sinceridade! Texto delicioso! Pensamentos tão deliciosos quanto!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!