domingo, 14 de agosto de 2016

Um velho virando menino...


O dedo do tempo no barro da vida

O dedo invisível do tempo
Modelando nosso destino
No barro da vida é um velho
Girando, virando menino
Sonhando sons, criando asas
E as asas pisando o céu
Entrando e saindo das casas
Brincando qual pipa de papel 
Driblando dragões e cometas
E contando histórias pra lua
Brincando de roda com os planetas 
Bem ali na porta da rua
E a tarde fugindo sem pressa
Na velha cidade da luz
Presente no sol que atravessa
Futura estrela que conduz
O dedo invisível do tempo...

(Vander Lee)

Estava ouvindo esta música e "viajando", pensando no meu pai e no meu filho. e aí corri aqui para parir este texto, que é uma espécie de "parto dividido", por vir da mãe do Miguel e da filha do Antônio, os dois homens da minha vida, que não chegaram a se conhecer por um desencontro do destino, mas que, no barro da vida, sei que um tem muito a ver com o outro... 

O tal velho sábio que, girando, vira um menino minha alma sente que pode ser o Antônio virando Miguel... inúmeras vezes... para me mostrar que ele continua vivinho da Silva e não só em mim, em meu coração... Também não foi à toa que este dia dos pais se misturou com os sete anos do meu filho, parecendo me dar um pescoção para que eu me lembre disso e que tenha mais espaço neste meu dia para rir do que para chorar, mais para comemorar a chegada do que para me lamentar da partida! 

É o tempo e a sua (tamanha) sabedoria se fazendo presente em mim... É a lembrança de aprender com papai a gostar de ler, de ver filme, de ver além, de tentar compreender as pessoas, de saber ser manso e sereno (pena que eu em tão poucas vezes consiga!) e com o Miguel já tenho aprendido a ser uma pessoa melhor, de respeitar que o tempo dele é diferente do meu, de não esperar que ele aja como eu sou ou como quero, de me sentir contrariada quando estou séria e ele no momento de palhaçada, ou o contrário, quando faço piada e ele quer apenas confirmar como se escreve uma determinada palavra! A chegada dele em minha vida foi um presente e também tem sido uma cura! 

Graças a ele eu não consigo manter algumas promessas de ser má e de ignorar algumas coisas e pessoas, graças a ele eu falho na maioria dos meus planos de pagar o mal com o mal e não com o bem que não nos dão, graças a ele eu sou capaz de suportar ter por perto quem eu queria tão distante, graças a ele eu coloco minhas dores no bolso e falo um "pode vir pra festinha dele" em vez de um "vai tomar naquele lugar" (embora às vezes esta frase também saia). 

Graças a ele eu desfaço meus planos e adio meus compromissos inadiáveis...  e, principalmente, transformo minha tristeza em alegria, minha descrença na mais pura e genuína fé! E assim tem sido, há sete anos! Obrigada, filho, por me transformar tanto e sei que isso é só o começo... e desculpe as minhas tantas falhas, estou longe de ser uma mãe perfeita, mas é que sou apenas uma aprendiz... 

Feliz aniversário, Mig, e obrigada, pai, por todos os ensinamentos, em todos os nossos anos de convivência terrena e pela presença que ainda sinto, especialmente nos meus momentos de dúvida e de aflição. Sei que continua conosco... e sei que o senhor e o Miguel soltaram e soltam pipas juntos, em algum lugar! 

Com todo o amor do mundo! 

(Andreia Dequinha - mãe do aniversariante Miguel e filha do Antônio, pai presente até na ausência)

6 comentários:

  1. Que lindo texto!! Muito emocionante!! Não tem como não cair uma lágrima, pois são essas coisas que realmente vale a pena na vida, nossos sentimentos, família!... Parabéns para o Miguel e parabéns pra você também pelo lindo presente da sua vida! Por ser mãe e pai ao mesmo tempo, e valorizar esse papel, mesmo quando as coisas se complicam, mas tudo isso é porque você é forte, você consegue!! Deus lhe deu e vai continuar dando força para você vencer!! Lindo também tudo o que você relatou sobre o seu pai! Parabéns pelo lindo texto!! Arrasou!! ... Amei!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que você tenha gostado, amiga! Valeu pelo carinho de sempre! Vc é show e como me anima! Alegrou a filha do Antônio e também a mãe do Miguel, tão distintas e tão misturadas sempre! E sem ser paradoxal, embora o pareça! :-)

      Excluir
  2. Fiquei emocionada com o seu texto, Dequinha! Ele me fez viajar para um tempo no qual meu pai estava aqui comigo passando os ensinamentos sábios com uma maestria que só ele possuía.
    Que linda homenagem ao seu pai, que também significou tanto em sua vida e vc soube valorizá-lo por ser uma pessoa também sábia que muito passou e tanto deixou.
    E o Miguel, outro ser extraordinário que veio para aprender e para ensinar:tudo ao mesmo tempo! E por essas coisas que a gente vê e comprova que nada acontece por acaso. Sabedoria divina que não se compara!
    Maravilhoso texto que toca a gente no fundo!! Parabéns! ,
    Felicidades a esse menino lindo, espetacular, inteligente , que Deus o abençoe todos os dias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ao saber que você ficou emocionada com este meu texto, embora isso seja mais mérito seu do que meu, por ser esse ser grandioso, sensível e generoso, capaz de se colocar no lugar do outro e tomar como sua a emoção dele! Admiro muito isso em você, amiga! Um beijo grande!

      Excluir
  3. Lindas palavras! E eu sempre vi e vejo muito do seu Antônio no Mig. Parece demais. O jeito do Mig é todinho do avô. Muito legal. Já passei momentos admirando e comentei com vc várias vezes.

    Feliz aniversário para o Mig. Adoro esse doidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, doida! Feliz por você ter passado por aqui!
      Sempre mesmo comentou sobre essas semelhanças entre meu pai e Miguelito, e vc não é a única! Muuuuuita gente comenta! E me deixa emocionada, por eu ter certeza de que não é só impressão minha... que não é loucura minha... que alívio! rs rs rs
      Valeu pelo carinho de sempre! Sei que o dia dos pais também é um dia complicado pra vc...

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!