terça-feira, 27 de setembro de 2016

Lembranças desta data...


Tenho muitas lembranças doces relacionadas à data de hoje, dia de São Cosme e de São Damião, e olha que não me refiro apenas aos inúmeros doces que eu ganhava neste dia! 

Desde bem miúda, eu me lembro de sair conduzida pela mão de mamãe, pelas ruas, em busca de doces! Já tínhamos até uma rota e íamos, certeiras, às casas de quem sabíamos que dava todo ano, religiosamente!  Eu voltava para casa toda feliz, cheia de saquinhos lotados de doces, que eu adorava descobrir o que tinha dentro e depois ia depositando tudo aquilo em um pirex, que ia direto pra geladeira! Comia doce todo dia e durava semanas! 

Uma vez enchi o saco de mamãe que eu também queria distribuir os famosos saquinhos, e consegui convencê-la! Fizemos bolo, compramos muita bala, pirulito, chicletes, doce de abóbora, cocô de rato, paçoca... Foi aí que eu descobri que se receber é muito bom, melhor ainda é doar! Me vi refletida no sorriso de cada criança que passava na rua e eu entregava, em nosso portão, um saquinho! 

Inesquecíveis também foram as vezes em que eu, Leonardo, Letícia e Pávula (amigos de infância) fomos à roça, com a queridíssima tia Cleonice! Enchíamos a sua Brasília caramelo de doces, brinquedos, alegria e animação e lá íamos nós adoçar um pouco a vida daquelas crianças carentes, de tudo! Todo ano elas nos esperavam e não há lição maior de caridade e amor ao próximo, que aprendi com ela! Trago em mim até hoje cada sorriso também! 

Hoje, infelizmente, todo esse costume se perdeu, seja pela crise, seja pela intolerância religiosa ou pela falta de sensibilidade mesmo! A data que eu tanto esperava chegar (mais até do que o Dia das Crianças) agora passa batida, que pena! Lamento por meu filho Miguel não ter tido a sorte de vivenciar momentos tão lindos e ricos que nem os que eu vivi! Uma parte de mim chora! 

E este ano nem o saquinho de tia Cleuza chegou até nós, nem os da vó paterna de Miguel. De doce, só mesmo cada lembrança... e que isso me baste! 

2 comentários:

  1. Que gracinha de texto, Dequinha! Deu saudade dos tempos em que eu tb ia nas festas de S Cosme e Damião, eu tb levava meus filhos e eles amavam, principalmente a Paty que vai todos os anos.
    Tão bom poder retomar valores, hábitos que se perdem por aí e as coisas vão se perdendo...que pena!! Obrigada por renovar esses laços infantis que tanto significam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você também pode, se quiser, escrever sobre este tema, mesmo de forma retroativa, só programar pra trás! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Mas é sério! Convide o seu texto para fazer companhia ao meu! Ele vai gostar e eu também! Deixe sua história sobre Cosme e Damião dar a mão à minha... Te espero! Beijos!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!