quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Profissão, criatividade e diversão: Uma mistura perfeita!


Eu sempre quis ser professora e me casei com um professor, então já deu para perceber que o assunto aqui em casa sempre foi voltado para a Educação, mas confesso que, se eu não tivesse às portas da aposentadoria, daria um rumo diferente à minha vida profissional, e uma das opções seria a Psicologia, porém é tarde demais! Não demora muito e logo estarei fazendo parte da lista dos aposentados! Só esperar para comemorar!

Os meninos nunca brincaram de ser professor (risos), tiveram uma infância e adolescência cheia de aventuras, criavam personagens, falas, cenários e gravavam muitos filmes... Com isso, eu gastava horrores comprando metros e mais metros de TNT de todas as cores, fita adesiva, tintas e pincéis para  montarem o cenário. Eles se divertiam com amigos, fazendo entrevistas e improvisavam o microfone. O Elias era o entrevistador, e Mateus, o cinegrafista, depois  editava tudo, e o resultado era incrível! Fizeram muitas entrevistas lá no Nordeste, em uma de nossas viagens e foi o maior sucesso! Todos amaram a criatividade deles! Brincavam de "polícia e ladrão" e gravavam tudo. Tiravam onda de fotógrafos também, mas só com poses engraçadas! A diversão era mesmo  garantida! É uma pena que os filmes se perderam ao longo do tempo e eu fico até triste quando me lembro disso.

Por causa desses divertidos episódios, o Mateus queria ser cinegrafista e pensava em gravar vídeos para o Youtube, chegou até a postar alguns, mas depois o entusiasmo passou. Queria ser jogador de futebol, mas também não foi possível e agora que já está velho, sem chances! Continua jogando futebol, pela brincadeira mesmo, para se manter em forma e pela a alegria de estar com os amigos. Nas horas vagas, ele trabalha com estampas em camisetas e canecas personalizadas, aprendendo também a ter o próprio negócio. Além disso, ele tem um talento incrível para desenhar, e já faz isso, profissionalmente. Ele faz a foto das pessoas e sai perfeitinho! Está sempre com uma listinha de pedidos.

Nunca quis fazer nada referente à Saúde e à Educação, ma,s por ironia, está trabalhando em uma escola, no laboratório de informática. Atualmente faz o curso de "Ciência da computação" em uma Universidade estadual, mas o grande sonho dele é fazer "Designer Gráfico". Não sei se vai fazer algum dia, pois o lugar mais próximo que tem o curso é Goiânia. Quem sabe um dia...

O Elias quis fazer "Arquitetura", mas logo passou a vontade! Quis ser jogador de futebol, até fez um teste para goleiro e passou, mas tinha que ir para outro estado e interromper os estudos, então achou melhor continuar estudando. Atualmente, trabalha numa empresa de álcool e açúcar, fazendo "O jovem aprendiz". Assim como o irmão, faz o curso de "Ciência da computação" e faz também "Educação física" (semipresencial). Bem difícil conciliar o trabalho e duas faculdades, mas vamos ver o que acontece. São meninos extremamente responsáveis e dedicados. Fico bem feliz porque desde bem cedo já estão conhecendo as responsabilidades e o valor do trabalho!

Estou aqui na torcida, em constante oração, para que realmente tenham sabedoria na hora de tomar decisões. Uma escolha profissional consciente faz toda a diferença. É muito importante conhecer todos os aspectos referentes à profissão que almejam, afinal, cada uma delas tem o seu lado agradável, mas não deixam de existir também os espinhos. Por isso é fundamental que o jovem tenha uma postura de investigador, para que não haja frustração!

Com certeza podemos dizer: "Até aqui o Senhor nos ajudou" (I Samuel 7:12)

                                                                   (Maria José - mãe dos criativos meninos Mateus e Elias)

2 comentários:

  1. Achei o máximo as simulações de cinema! Eles tiveram uma infância com brincadeiras de verdade! Tantas escolhas, heim! Só faltou ser professor! o melhor para nossos filhos, e, embora quem atue no magistério é por gostar, não queremos que eles passem pelas situações as quais passamos constantemente. Há tantas outras opções, não é? O olhar materno, sempre atento e preocupado com as escolhas dos filhos. Mãe só muda de endereço mesmo, há muitos pontos em comum entre todas. Por identificação, temos a impressão, muitas vezes, que um texto fala de nós.
    Parabéns pelo lindo e carinhoso relato!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia poder acompanhar, mesmo que à distância, todas essas peripécias "profissionais" dos seus meninos, minha amiga! Aliás, eu me senti uma péssima amiga, pois não sabia que eles estavam já fazendo faculdade (um deles até duas, que lindo!) nem que eram assim tão talentosos (e sortudos, já que escaparam da Educação, mesmo tendo dois exemplos em casa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    Adorei o seu texto e poder conhecer um pouco mais sobre a sua família! E adorei também rever a tal foto que eu adoro, do zen budista meditando. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!