domingo, 4 de setembro de 2016

Senta aqui, papai, a gente precisa conversar sobre a mamãe


Ei, papai!

Estou ainda me acostumando com a sua barba que espeta e suas mãos grandes segurando meu corpinho de bebê, mas já percebi pelo seu sorriso que você é amigão e por isso vou te dar umas dicas sobre a mulher da nossa vida. Essa mesmo, a mamãe. 

Ontem de madrugada ela estava triste, Sozinha e no frio. Eu chorei, porque ela não podia. Pedi colo, porque assim eu dava um pouco de colo pra ela. Tente entender, papai. 

Então, quando perceber as dobrinhas a mais na barriguinha dela, vamos combinar de deixar pra lá. Quando vir que o cabelo dela, antes cheio e brilhante, está caindo, lembre a ela que vai passar. Diga pra ela todo dia que ela é linda. É isso que eu falo quando a acordo com um sorriso às três da manhã. 

Eu e mamãe passamos 40 semanas juntos na barriguinha e eu ainda preciso muito dela. Então, se de manhã ela estiver com olheiras por não ter dormido, seja compreensivo e não se irrite se ela não achar boa ideia você ir pro futebol com seus amigos e quiser sua companhia. Troca a minha fralda ou lava a louça lá na cozinha e lembra que vai passar! Daqui a pouco vou pro futebol com você e mamãe pode ler aquele livro que comprou antes de engravidar e deixou de lado pra ler tudo sobre maternagem.

Lembre a cada segundinho que não é fácil criar e parir uma nova pessoa. Lembre dos seios dela sempre pesados, gotejando leite e algumas vezes machucados. Eu estou aprendendo ainda e algumas vezes sou impaciente. Mas a mamãe nunca é! 

E se ela não souber o que fazer e se desesperar enquanto eu choro desesperado, também sem saber o que fazer com o meu corpinho e as coisas novas que estou aprendendo, me pega no colo, passeia comigo pela casa e dá alguns minutinhos pra mamãe chorar escondido, respirar fundo e voltar pra mim. Às vezes a gente vai precisar desses minutinhos longe para vermos o quanto nos queremos. 

Entenda, por favor, que ela vai ficar um tempo sem maquiagem, que ela vai até se esquecer de escovar os cabelos depois das madrugadas que passarmos acordados. E, se isso acontecer, penteia pra ela, faz uma massagem nos ombros tensos. Ela acha que tem que carregar o mundo todo nos braços  e ela carrega, porque eu sou o mundo dela agora (mas depois que eu estiver um pouquinho maior eu prometo deixar você entrar nesse nosso mundinho!). 

Algumas noites eu vou estranhar o mundo e tudo à minha volta. Vou chorar pra valer. Provavelmente vai acontecer no mesmo dia que eu passar a tarde toda acordado, brincando de testar as minhas perninhas e braços. Mamãe estará exausta, eu sei. Mas não posso evitar de experimentar o mundo. 

Quando eu estiver até vermelho de tanto chorar  e a mamãe chorando junto, me pega no colo, me leva pra dar uma voltinha no prédio e dê à mamãe pelo menos uma hora pra tomar um banho relaxante ou tirar uma sonequinha. Eu vou lembrar de você, papai, na mesma proporção do tempo que você se dedicar a mim. Aquelas horas que você "perder" deixando de lado um jogo na TV ou preciosas horas de sono são as que irão contar na balança do nosso relacionamento. 

E pode ser até que a gente se acerte quando eu estiver maiorzinho, mas não podemos deixar a mulher da nossa vida se sentindo mal com ela mesma nesse meio tempo, né? Porque ela vai, papai, Vai se culpar, vai achar que não está dando conta. Meu trabalho é sorrir pra ela e amá-la cada dia mais. O seu é fazer parte. 

(Flávia Carvalho)


Gente, achei lindíssimo este texto, me identifiquei pacas com ele, e olha que já faz um tempinho que o Miguel nasceu! Então resolvi trazê-lo pra cá, compartilhar com as leitoras do nosso blog e aproveitem para conhecer o site da autora, pois lá podemos encontrar muitos outros textos interessantes e fofos também! Aposto como vão amar, tanto quanto eu! Um abraço e bom restinho de final de semana! 

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso, Dequinha! Fez muito bem trazê-lo para que possamos conhecê-lo e pensar sobre o assunto. É um ensinamento através do olhar de um bebê indispensável a qualquer pessoa, principalmente esses papais descomprometidos com a função. Texto verdadeiro, texto tocante, texto perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei muito lindinho e, como não queria correr o risco de perder de vista, trouxe logo pra cá! Fiz bem então, né? Que bom...

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!