terça-feira, 25 de outubro de 2016

Leiturinhas pra lá de marcantes!


A exemplo de papai, que sempre costumava me presentear com livros e gibis, eu sempre comprei, compro e comprarei muitos livrinhos para o Miguel, mas o primeiríssimo que chegou às suas mãozinhas miúdas foi muito especial, marcante! Veio pelo correio, do Rio, antes mesmo de ele nascer, enviado pela tia Else, na época do meu Chá de Bebê virtual, organizado pela galera linda do grupo "Arte e Manhas da Língua". E ainda veio rosa, mesmo sabendo que pertenceria a um menino, para mostrar que a leitura supera todo e qualquer possível pré-conceito! E como ele usou tal livrinho! Noossa! E está guardadinho, junto com a primeira roupinha, até hoje, ao contrário de muitos, que já até doei.

Além desse, Mig adorava um outro, que a tia Iria achou uma vez na pracinha, perto da casa dela, e que trazia vários paninhos cobrindo as coisas, fazendo a criança interagir. Ele amaaaaaava e ficava um bom tempinho ali, atento, descobrindo tudo. Sem falar, claro, em seu fiel escudeiro livro de banho, do peixinho! Inseparável também!

Depois desses, vieram muitos outros, anônimos, sem registros, mas cheios de sons, cores, letras, histórias, números, imagens... Foram muitas as revistas que ele já folheou, vários livrinhos que ele mesmo pôde escolher, vasculhando estantes de livrarias e as das que temos em casa. Há livros espalhados, à vontade, por toda a casa... e é muito legal quando eu o convido a ler algum e ele diz SIM, mas muuuuito melhor é quando eu o flagro "lendo" ou lendo por conta própria!


Poderia citar vários livrinhos aqui, a esmo, visto que todos eles teriam o mesmo grau de importância que todo livro que se preze deve ter na vida de alguém, porém, cito um todo especial que ele leu a pedido da escola "Waldemira Thereza de Jesus", o primeiro de um lindo projeto de leitura que a escola desenvolveu durante um ano! Tratou-se de "João e o pé de feijão", quando ele ainda não sabia ler e eu que lia para ele e fazia a sondagem que vinha como dever de casa (e fora a que eu também preparava em casa, para ele). Vieram muitos outros clássicos... Infinitas descobertas... vários sabores, cheiros, cores, mundos, emoções...

Destaco, ainda, os gibis, que ele atualmente tem gostado de ler, apesar da preguiça imeeeeensa. São marcantes porque é chegada a hora de ler sabendo, de fato, LER. Alfabetizado. Apresentado ao mundo das letras propriamente dito! E que emoção eu sinto ao presenciar ele, ainda meio tímido e com pouco molejo, juntar as letras, as sílabas, as palavras, as frases, descobrindo o mundo imenso que ainda tem pela frente, a desbravar! Que goste de desbravar tanto quanto eu, ou mais, muito mais! Sempre!

(Andreia Dequinha - mãe do pequeno grande leitor: Miguelito)

4 comentários:

  1. Esse peixinho saiu à mãe, será um grande leitor! Certamente gostará de escrever tb. Sendo,estimulado e com um exemplo dentro de casa não,fica nada difícil prever o futuro leitor-escritor!
    Que gracinha as fotos dele lendo e observando com tanta atenção os livrinhos. Encantador !!
    Se todos fizessem assim com os filhotes, não teríamos tantos alunos desinteressados pela leitura, como é a realidade triste da escola.
    Um futuro brilhante e criativo o espera, grande e lindo leitor!
    Os relatos do Miguel são sempre fofos e perfumados com o imenso carinho dessa super-mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho sido essa grande leitora não, porque nem dá tempo! Tenho me limitado a ler redações, para corrigir! Conta?!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Miguel é meio preguiçoso pra ler, mas nem o culpo... nem o comparo a mim na idade dele... Os tempos são outros e há muito mais coisa pra competir, como internet, tablet, celular, joguinhos... Talvez eu fosse até mais preguiçosa do que ele, com tudo isso! Vai saber! kkkkkkkkkkkkkk

      Mas Deus queira que elezinho goste de ler e que escreva bem, se destaque na escola, porque me faria uma mãe muito mais feliz!

      Nem sempre é só estímulo, porque isso ele teve e tem... acho que é 50% mesmo... O restante é com a pessoa mesmo! Não?

      Que eu tenha sorte, muita sorte. Torça aí, amiga linda! :-)

      Excluir
  2. Amei cada foto, cada palavra! Tudo muito mágico! lindo, e não tem como ser diferente, pois sendo filho de quem é, só podia ser o Miguel, cheio dos relatos cada vez mais fofos!! Amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga querida, e também adoro essa nossa troca tão linda... amo os seus relatos sobre os meninos! Tem é história pra contar, duplamente, né? Beijocas.

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!