segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Da arte de educar em uma casa só de mulheres...

"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu..."

Minha filha cresceu em uma casa de muitas mulheres (somos sete). Como diz Gabriela, minha sobrinha: somos a casa das sete mulheres. Educar não é tarefa fácil, mas procurei educar minha filha de acordo com os rígidos princípios de uma família tradicional mineira, aprendidos com meus pais, principalmente com meu pai, ainda que tenha convivido pouco com ele. Perdi meu pai aos onze anos de idade, mas guardo dele boas recordações. Era severo, no entanto soube nos educar e bem. Em sua simplicidade deu-nos a medida exata de amor e respeito ao próximo, ensinou-nos, mesmo semi-analfabeto, a dar valor aos livros e aos estudos. Era um homem de poucas palavras, mas sabia como ninguém a força delas, tanto é que nos dava livros de presente. Minha mãe é uma guerreira, em todos os sentidos, com o falecimento de meu pai, ela se fez presente em todos os momentos de nossas vidas, mesmo quando a partida do meu irmão lhe roubou toda a alegria, ela se fez forte por nós. E essa fortaleza advinda de minha mãe, sempre procurei transmitir à minha filha. E nessa casa de seis mulheres (sete com a Sâmia) todas fortes, geniosas, batalhadoras, guerreiras, sonhadoras, mas com pés fincados na realidade agreste do velho Jequi, cada uma soube a seu modo me ajudar na difícil arte de educar. Quem tem filho criado com os avós ou perto deles, sabe que 'casa de vó é sempre dia de domingo'... rs Posso dizer que minha filha tem muitas mães. E minha filha é assim, desde cedo, uma “senhorinha levada”, que muito herdou das mulheres que me ajudaram a criá-la e a educá-la.

(Irene Sena - mãe da Sâmia)

4 comentários:

  1. Irene, Tantas mulheres diferentes e iguais formando um todo! Sua história é muito bonita! Saber viver é exatamente isso: tirar o melhor proveito do que Deus nos concede para que a felicidade esteja sempre ao nosso lado. Sâmia está muito bem cercada e cuidada. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Irene, impressionante!! Muita cumplicidade! Lindo o seu texto!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Irene,
    Na casa de sete mulheres existe muito amor e cumplicidade, não?rs

    ResponderExcluir
  4. Irene
    Eu sempre falo para as pessoas:Vc tem alguma dúvida em como educar seu filho?Siga o que seus pais fizeram que no mínimo seu filho saiará como vc.A voz dos mais velhos, na minha opinião, é muito sábia.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!