segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Deus tem força?


Quando penso em algo inesquecível em meio a tantos momentos passados com minha “broa”, vem-me à mente um acontecimento que marcou a vida da minha família: o falecimento do meu irmão, que era padrinho da Sâmia. Meu irmão faleceu em um acidente no dia 20 de abril de 1990, quando a Sâmia tinha 5 anos. A dor e a tristeza por essa perda afetou-a de tal modo, que ela até hoje se recusa a dizer o nome do tio e padrinho. Uma noite, aos sete anos, ela acordou agitada, chorando muito e perguntou-me: “Mãe, Deus tem força?” Como responder essa pergunta vinda de uma criança de sete anos? Eu só disse que sim e ela prontamente respondeu: “Eu não acho. Se Deus tivesse força, Ele parava os carros antes de bater.” Tentando entender os mistérios da pergunta e querendo encontrar uma resposta, quis saber se era por causa da morte do tio e ela mais uma vez, repetiu o que sempre repetia quando o assunto era esse: “Deixa pra lá, esse assunto me dá dor de barriga.” Mal sabia a minha menina que o que doía era a saudade que apertava o seu pequeno coração...
(Irene Sena - mãe da Sâmia)

3 comentários:

  1. Irene, às vezes pensamos que as crianças estão alheias com o que acontece à nossa volta e nos enganamos. Elas vivem de antena ligada, querem compreender e simplificar as coisas a seu modo. Eu me emociono também com várias falas do meu netinho. Gostaria de ter a capacidade dele de conviver com situações difíceis sem sofrer muito. A criança sabe questionar e tantas vezes nos deixam sem respostas porque tocam na ferida. São elas que nos ensinam a viver e não o contrário.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, isso foi inesquecível. Como esquecer alguém que amamos, né? E a saudade aperta de todoas as maneiras e só nos resta conseguir conviver com ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Deve ser mesmo muito difícil explicar uma ausência para uma criança. Saudade doi mesmo!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!