segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AMA...mentação!


AMAmentar. Acredito ser esse um dos maiores atos de amor por nossos filhos e filhas. A Sâmia mamou e mamou muito: mais de dois anos e meio. E quando parou de mamar, não quis nem saber de mamadeira, passou direto para a caneca. Acho que é por isso que ela adora canecas... rs Tem uma coleção delas.

A AMAmentação (tem amor até no nome) é um momento único, ímpar, que deveríamos eternizar, pois faz de nós, mulheres, seres poderosos. Esse momento de contato com nossos filhos e filhos nos engrandece e nos torna únicas. O leite é o alimento ideal para matar a sede e saciar a fome do bebê. Amamentei minha filha o máximo que consegui e sei que o meu leite contribuiu para  que ela crescesse com saúde e protegida contra as doenças. Por outro lado, o ato de amamentar cria um forte vínculo entre mãe e filho. É a segurança que a criança busca, inconscientemente. Em nosso peito, nossos meninos e meninas encontram tudo o que precisam, fortalecendo corpo e alma.


“O futuro do Brasil está nas crianças, já dizia o escritor Monteiro Lobato. Além de bem alimentada, elas deveriam encontrar também escolas de tempo integral e uma formação profissional que proporcione a segurança financeira necessária para a constituição de uma família. A sociedade tem de estar voltada para evitar a perda das crianças para o crime.”
(Irene Sena - mãe da Sâmia)

7 comentários:

  1. Que lindo seu texto, Irene!
    Adorei também a escolha das imagens...essa boquinha tão gulosa e olhindo mole...deu uma saudade...rsrs

    beijo querida

    ResponderExcluir
  2. Irene
    Tb amei os jogo das palavras, parabéns pela criatividade.
    Concordo plenamente que o ato de amamentar,é um momento único entre filho e mãe.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo!!! Até citei no meu texto...rs

    Beijocas ;)

    ResponderExcluir
  4. Irene, seus textos mexem sempre demais com a emoção da gente, ainda mais quando se conhece toda a sua historia! Guerreira! E ainda conheço o produto final da sua luta, ou seja, mais emocionante ainda o acho! :-)

    Tb adorei as imagens escolhidas e a profundidade criativa presente já no título! A Sâmia tem sorte de ter uma mãe como vc, vc tem sorte de ter uma filha que nem ela! E eu mais sorte ainda de ser amiga das duas!

    E ela mamou até tarde tb, né? E a pergunta que não quer calar: como conseguiu desmamá-la, afinal? Me dê a dica! Preciso! Com urgência! Um abraço. E nada de querer tirar férias daqui, viu! Ai, ai, ai!

    ResponderExcluir
  5. Irene, eu vivo à caça de trocadilhos e nunca tinha percebido "ama" dentro da amamentação. GOSTEI!! E continuo com a jogada: ama + mente + ação = O amor está na mente (pensamento)e na ação; portanto quem amamenta, pratica em duplicidade o verbo AMAR.
    Parabéns Irene pela Sâmia;
    Parabéns, Sâmia pela Irene!

    ResponderExcluir
  6. Irene, amei o seu texto! maravilhoso! Cheio de emoção! Só fiquei curiosa para saber até quando ela mamou, porque eu tenho um pensamento: penso que a criança deve mamar no máximo 1 ano, pois quanto mais o tempo passa, mais difícil é tirá-la do peito.
    Tenho uma cunhada que o marido dorme no chão porque a criança que já tem quase 4 anos ainda mama e precisa dormir com a mãe para poder mamar durante a noite. Aí acho demais!! Muitas mães tem dó de desmamar e dá nisso!

    Lindo texto! Parabéns!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Irene,
    Amei seu post. Sãmia gostava muito do peitinho da mamãe,rs.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!