quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É só o começo...



Confesso que, às vezes, parece-me bem difícil postar, pois difícil é traduzir em palavras tantas emoções. Como descrever a emoção de ver o rosto do seu bebê pela primeira vez assim que ele sai de você, ainda sujo? Como descrever o primeiro contato? Como falar do primeiro aconchego? Como colocar em verbos o que sentimos na alma quando chegamos a casa agarradas - porque ninguém ouse pegá-lo de nossas mãos neste momento - com nosso presente? Apresentá-lo sorridente a todos os cantos da casa e ele, muitas vezes dormindo, responde, com suavidade, que reconhece o lugar onde esteve junto com você o tempo todo. Cúmplice na sua felicidade.

É engraçado, mas só percebemos a responsabilidade, a mudança nas nossas vidas na chegada. Quando colocamos nosso bebezinho no berço. É nesta hora que o percebemos verdadeiramente nosso.

É na chegada que temos nosso ponto de partida.
QUANDO EU NASCI
Quando eu nasci
ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve Estrelas a mais ...
Somente,
esquecida das dores
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.

As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém ...

Para que o dia fosse enorme
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos da minha Mãe ...

(Sebastião da Gama)

(Carmem Lúcia - mãe da Bia e do Fillipe)

3 comentários:

  1. Carmem, eu também sinto dessa forma: que há temas tão difícieis de serem expressos por palavras,mas a gente aperta um pouco dali, expreme daqui e pronto!! Já está criado mais um posto e justamente o que a gente pensou que nada sairia, está maravilhoso!! Seu texto retrata com doçura o momento em que temos, pela primeira vez, o pequeno em nossas mãos aos nossos cuidados somente, a partir daí nos sentimos até inseguras com medo de fazer algo errado, não é mesmo? A natureza é sábia mesmo! Até nisso ela pensa! Nosso corpo, cabeça e alma já foram preparados (inconscientemente) durante nove meses, naõ temos experiência, aprendemos na raça e acertamos.Gostei do seu doce texto que combinou perfeitamente com esse poema;))

    ResponderExcluir
  2. Carmem, também sinto isso, parece que não vai sair nada, os temas me fazzem pensar que não tenho tantos sentimentos para escrever um texto bacana, que emocione.
    Já cheguei a pensar que os meus são os mais "sem sal" mas depois vejo que é bem assim, que a gente sempre tem uma coisa bacana p/ dizer. Seu texto está lindo! Doce, encantador!!

    "E o SENHOR te guiará continuamente..." isaías 58:11

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Carmão, querida! Realmente até sujinha nossa cria é linda! Afe! E realmente o colocar no berço, depois de tantas visitas e de tantos medos, é bem simbólico. É a posse, mais verdadeira, impossível! Um beijo.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!