quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um novo ser

 É difícil lembrar de mim antes dos meus filhos, parece até que já nasci com eles grudados em mim. Felizmente o tema dessa semana fez um processo "remember", do antes e depois de ser mãe.
Não sei se posso chamar esse processo de aprendizagem (ou o livro dos prazeres...rs) ou de construção. A maternidade fez uma metamorfose na minha vida. Deixar tudo e todos para depois, inclusive a mim mesma, para estar completa do lado do filho quando este precisa. A casa revirada, os serviços acumulados e deitar de conchinha no sofá porque o Lucas está carente ( e ainda coçar as costas dele...rs). Esquecer um monte de problemas com apenas um sorriso e um rebolado do Felipe. Acalmar a TPM ensaiando a dança do Faustão com os dois...(risos). Entre tantas outras aprendizagens, preciso ressaltar duas: Ser uma profissional melhor, que tem um olhar diferenciado sobre a criança e o adolescente.  Como aprendi a ouvir, a sentir os meus alunos a partir da minha convivência com meus filhos. E aprendi a compaixão com aqueles que me educaram. Hoje compreendo as dores, as preocupações de meus pais, a dificuldade porque passaram e sempre muito perto dos filhos. Hoje, estão por aqui, socorrendo os netos. Agradeço ao Pai do céu por isso.

(Mariuza Freire, mãe construída por Felipe e Lucas)

4 comentários:

  1. Mariuza, realmente parece que os anos que passamos antes de sermos mães ficam mais esquecidos, apagadinhos... sem sentido... Tb me sinto assim! Tb fui milagrosamente metamorfoseada depois que Miguel chegou... enfim, senti-me borboleta livre e ao mesmo tempo aprisionada pelo verdadeiro e eterno amor!

    Assim como vc, adoro os momentos que passo ao lado do meu filho e como os considero valiosos, até os mais aparentemente simples, como escovar o dente dele, jogar bola, dar banho... enfim... o mais simples ato se torna importante e marcante ao lado dele!

    Tb compreendi muitas coisas que minha mãe fez comigo e por mim depois que Miguel chegou. só uma mãe entende a outra. Como só filhas estamos ainda muito limitadas, não? Um beijo grande. Adorei seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    De tudo que escreu, o que achei mais interessante foi o "construída por Felipe e Lucas". Antes dos fiotes nascerem, a gente pensa o contário, mas com o passar do tempo (e nem precisa tanto tempo assim)... a triste realidade,kkkkkkkkkkkkk ou seria feliz?

    ResponderExcluir
  3. Mariuza, assino embaixo tudo isso que você escreveu nesse belíssimo texto. Antes, eu achava que somente eu era "meio doida" em fazer coisas "banais" maravilhosas misturada aos pequenos.Que bom ver mais mães lindamente "doidas" pelos seus filhos. Parece até que somos todas iguais, só mudamos de endereço, hehe!! Vc também tocou num ponto fundamental: a gente aprende a compreender os pais, depois que nos tornamos mães. Acho que entre todos, esse é o maior aprendizado;) Amei seu texto!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Mariuza, a parte que mais me chamou a atenção no seu texto foi a uma que a Zizi também citou...a gente aprende a compreender os pais. Isso é a mais pura verdade.
    Mas aí parece que nossos pais se esquecem do que nos ensinaram...ahahahaha Eles mimam muuuuito, Meu Deus! kkkk

    Adorei seu texto.

    Beijocas

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!