domingo, 16 de outubro de 2011

Um momento mágico!

Quem nunca passou por momentos de dificuldades no relacionamento? É uma dó... mas acho que todas nós...

Depois de um casamento de quase 20 anos, três lindos e abençoados filhos, tudo parece desabar e você pensa: “acho que fiz tudo errado!” E eu, como toda mortal, passei por esse momento terrível... Não me sentia bem, achando que estava sendo uma mãe injusta com meus filhos, me comportando de forma errada, sendo um mau exemplo para eles. Pensei que ser mãe e pai seria o fim do mundo e que eu havia decepcionado meus filhos ao pedir a separação. Nenhum deles questionava, mas eu via em cada olhar a vontade de estar com o pai ali pertinho deles. E era esse olhar que me corroía, como se a culpada de tudo aquilo fosse eu. Achei que era o fim do mundo. Passava grande parte dos meus dias chorando, preocupada se daria conta de ser verdadeiramente mãe.


Era véspera do dia das mães. Minha filha mais velha marcou uma depilação para mim de presente. Comprou também vários outros presentes do meu gosto (calças de ginástica, pijama de oncinha, maquiagem...). Fomos até o centro e ela disse que enquanto eu me depilava, ela daria uma volta. Desanimada, pensando na vida, estava eu lá, deitadinha no centro de estética, quando ela pede para entrar. Levei um baita susto, mas ela apareceu, como uma luz para a minha vida, exibindo sua tatuagem: na nuca ela tatuou a palavra “MÃE”.


Foi um momento mágico em minha vida: uma injeção de alegria, eu estava no caminho certo e ainda era uma referência positiva para minha pequena garota de 22 anos.  Ela se mostrava orgulhosa daquela mãezinha triste e vencida, e pulava de felicidade ao mostrar que era feliz de tê-la como mãe.

Minha vida mudou a partir dali. Não pela tatuagem, mas pela atitude. Vi que os momentos mágicos acontecem em nossa vida a todo momento quando somos MÃES. Vi que minha menina estava ali, comigo, e continua sempre. É minha pequena grande amiga. É minha filha. Meu grande tesouro. E meus outros dois grandes tesouros, mesmo sem manifestar, estavam ao meu lado.

E que os momentos mágicos vinham seguidamente... eu estava desperdiçando tais momentos com tristezas que nem valiam a pena.

(Vânia Oliveira - mãe da Lívia, do Renan e do Ramon)

8 comentários:

  1. Vânia, primeiro quero desejar as boas vindas a mais nova integrante. Mais uma mamãe com muitas histórias interessantes para nos contar e nos emocionar. Logo de primeira já deu para perceber isso, você é uma mãe corajosa, dedicada, amorosa, uma mãe que prioriza aquilo mais precioso que Deus deu: os filhos. Não é nada fácil tomar uma decisão difícil como a sua, ainda mais quando se tem três filhos. Eu admiro a sua determinação e aplaudo. Seu texto emociona porque mostra a sua grandiosidade e o reconhecimento justo dos filhos. Sua filha fez algo lindo, desenhando o nome mãe em si própria, enquanto que tantas outras desenham bichos, escrevem o nome de namorados, etc. Ela não, somente você ela queria homenagear. Isso é realment mágico!! Parabéns pelo texto emocionante e pelas decisões certas.

    ResponderExcluir
  2. Já chegou arrasando, hein, Vânia?! E já me fazendo chorar também!!! rs Fico aqui pensando se as minhas pequenas também vão ter esse orgulho de mim... que privilégio!!! Parabéns por tudo, pelo texto e pelos filhos!!! Beijo grandão

    ResponderExcluir
  3. Zizi e Luciana,
    Obrigada pelo carinho da recepção. Já estou me sentindo em casa. rsrs
    Foi muito gostoso me lembrar desse momento, e confesso que chorei quando li meu texto e os comentários de vocês. Hoje sou muito feliz e aproveito meus três grandes troféus que ganhei em minha vida: meus filhos. Mas em especial, a Lívia está ao meu lado pra tudo, não me deixa ficar triste, é um tesouro que eu tenho o orgulho de chamar de filha.
    Muito obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
  4. Vânia, seu texto trouxe muita emoção! Já chegou trazendo essa coisa doce e linda de mãe, que para todas nós é um grande presente, a partilha, a identificação com cada história contada!! Parabéns pela decisão de participar com a gente! Parabéns pelos filhos, em especial pela filha linda, pois já deu para sentir que ela é realmente o seu tudo!!

    "E o SENHOR te guiará continuamente..." Isaías 58:11

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que lindo ! Realmente todas passamos por momentos difíceis e esta atitude da sua filha foi mágica. bjss

    ResponderExcluir
  6. Vaninha, separação é sempre algo doloroso... não tem jeito... ainda mais quando se tem filhos! A gente sofre como mulher, e mais ainda como mãe, só em cogitar que o filho sofre! Nos culpamos! Já passei por isso tb e não desejo para o meu pior inimigo. Só que ficar em um relacionamento infeliz e se anulando tb não dá! Acho que doiria mais ainda e filho não é bobo e percebe... tb sofreria... Há etapas da vida da gente em que a escolha é sofrer ou sofrer... não tem jeito.

    Que bom que sua filha (que é linda e eu conheci pessoalmente já, êbaaa!) teve sensibilidade e maturidade suficientes para entender que nada afetou o seu sentimento por ela, pelos filhos! E ainda, de quebra, soube lhe dar mais ainda demonstrações de amor do que vc julgava merecer. Mas mereceu, tenho certeza, e sempre merecerá.

    Um abração e já chegou arrasando... Não te falei?!?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vânia. Me emocionei com seu post. Espero poder ser uma referência para meus filhos também! Um super beijo!

    Tô te seguindo e pode me linkar aqui sim, com prazer!

    Bjs!
    Mariana
    http://marianamaedeprimeiraviagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Vânia, querida, seja bem-vinda!!!
    Já pudemos conhecer um pouquinho de você nesse seu primeiro post, tão lindo e emocionante...
    Eu tô doida pra fazer uma tatuagem com o nome do Henrique....rs preciso coragem.

    Beijo, lindona ;)

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!