quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Esperando o mágico chamado Noel...


Sinceramente acho uma tremenda de uma sacanagem roubar das crianças a mágica de se acreditar em Papai Noel! Estou looonge de incentivar que a data seja lembrada apenas como um pretexto para se encher de presentes, assim como ensino ao meu filho que o protagonista não é o bom velhinho e sim o menino Jesus e seu nascimento! Vejo um monte de Papai Noel, luzes e árvores de Natal espalhados pela cidade (não que eu não goste disso, pois adoro, confesso!), porém sinto muita falta dos presépios, por exemplo, e na segunda-feira felizmente Miguel fez a maior festa ao ver um lindo e iluminado colocado na entrada de Arraial do Cabo! Muitos valores se perderam, outros ficaram distorcidos, mas... acredito que devemos sim incentivar a “existência” de Papai Noel até uma certa idade!

É impossível não traçar um paralelo entre a minha infância e a infância do meu filho! Acredito que a gente acaba repetindo aquilo que pensa que deu certo e eliminando aquilo que não deu. Fui muito feliz acreditando em Papai Noel, colocando a meia na janela, escrevendo cartinhas, me lançando àquele clima mágico de ansiedade e espera. Quero que meu filho também seja! É uma tradição que faço questão de manter sim, por um bom tempo, até meu filho descobrir, por si só, como eu, que o bom velhinho não existe de verdade, de carne, osso e barba, mas que há um existir na imaginação e no coração que não são menores por isso! Isso não é, nem de longe, na minha visão, mentir, porque, se o fosse, coitados dos poetas! Estes para mim estão mais para mágicos do que para mentirosos! Graças a Deus!

Papai Noel é uma espécie de oásis neste mundo às vezes tão cruel, injusto, revoltante, feio... Acreditar nele é uma força extra para fugirmos um pouco da realidade que nos pisoteia, aprisiona, aflige... Penso que seja válido pacas! Salvador até!

Papai Noel, portanto, eu tenho certeza de que virá visitar meu filho neste Natal e sei que ele, ansioso, assim como eu e minhas sobrinhas, até uma certa idade, vai querer esperar para poder vê-lo! Já expliquei que talvez ele não traga o que ele pediu (uma “biciqueta”)... nem sempre ele poderá satisfazer suas vontades... já que há muitas crianças para ele visitar e presentear e ele, assim como a mamãe e o papai, ganha mal, tadinho, é pobre, mas tem um coração de ouro! Sempre traz uma lembrancinha... para marcar presença... e que deve ser recebida com muito carinho e gratidão, sempre!
(Andreia Dequinha - mamãe Noel disfarçada de rena)

4 comentários:

  1. Dequinha, antigamente era mais fácil deixar para lá essas fantasias de Papai Noel, pelo menos para mim que tive uma infância cheia de dificuldades financeiras e logo percebi que o meu pai sim era uma papai noel que lutava de segunda a segunda para que nada nos faltasse. Não houve traumas nem decepções por isso, para mim era normal, mas, como você, com os meus filhos eu deixei as coisas acontecerem.Eles viam os coleguinhas falando isso e aquilo, viam as propagandas na tv e logo entraram no ritmo de esperar o tal do velhinho com meias e capim. Já que colocavam as meias cheias de capim na janela, eu não ia deixá-los na mão, então de madrugada eu e o dono da pensão, enchíamos de balas, chocolates, bolachas, chicletes,etc e sempre um presentinho por perto. Eles adoravam!! Até hoje eu tenho as meias que eles usavam. Já estão adultos, mas todos os anos eu faço uma cesta de doces variados e dou a cada um deles. O Danilo, o mais velho(27), que pensa que já é adulto ri, mas não recusa, a Paty(25)minha menina vibra como uma criança, e eu fico tão feliz quanto antes. Acho que cabe a cada um assumir uma posição, desde que não cause decepções na criança. Todos tem a sua razão de fazer assim ou assado, o importante é o que traz felicidade. Como dizia o pensador: "Os fins justificam os meios"

    ResponderExcluir
  2. Também acho que não se deve tirar essa ilusão da criança, faz parte da infância, os meus filhos acreditam

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, não tem nada mais gostoso do que esta fantasia. Aproveita enquanto ele acredita. hehehe Eu sinto muitas saudades. Agora também tem que mostrar o verdadeiro significado do Natal e quem é o aniversariante, isto concordo muito com você. E também sinto falta de presépio, só vemos Papai Noel agora né ? kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Amiga

    Respeito sua forma de educar, mas não acho sacanagem nenhuma dizer realmente a verdade das coisas, aliás, acho uma forma também de amar.

    Beijos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!