quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sem Noel...


Algumas vezes me é muito difícil falar sobre os temas da semana. Esse, por exemplo, não tenho nada tão belo para dizer. Sou de uma família que nunca ousou "sonhar" como Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e outros tantos seres imaginários, talvez para que a decepção não fosse tão grande, já que este não viria mesmo. Os pouquíssimos presentes eram bem explicados que vinham do suor sagrado do trabalho na lavoura e que seria na época em que realmente houvesse uma sobra, pois o essencial era ter a alimentação básica. Eu achava tão natural essa forma de viver que nunca questionei e nunca tive nenhum trauma por conta disso.

Os meus filhos, é claro, bem mais privilegiados, tiveram seus presentes em todas essas datas. Porém a explicação continuou a mesma: o presente vem do pai e da mãe. Assim que puderam compreender, expliquei sobre de onde vinha os presentes e todas as ilusões que a mídia nos coloca para consumirmos cada vez mais.

Nunca reclamaram disso, pelo contrário, achavam-se "homenzinhos" por saberem dessa informação.

(Mariuza Freire)

5 comentários:

  1. Mariuza, sua história não difere muito da minha que tive também uma infância com os pés no chão e sabendo que tudo o que podíamos ter, abaixo de Deus, viriam unicamente do meu pai e da minha mãe. Isso também não correspondeu a nenhuma falta nem traumas, muito pelo contrário, aprendi que nada vem de graça, que estamos aqui para lutar pelo que desejamos. Papai Noel é uma fantasia, mais abstrata do que concreta, é como fazem no carnaval com as máscaras que representam algo que não são.

    ResponderExcluir
  2. Resepeito a opinião, porém penso muito diferente, tanto que essa semana escrevi um post sobre isso.
    A primeira infância é a mais importante para o desenvolvimento da criança e faz parte dela o estimulo da iamginação, por isso a importância de contos de fadas, desenhos, papai noel, coelhinho da páscoa. Claro que com o tempo a criança desenvolve o entendimento das coisas e vai passar a conhecer o verdadeiro sentido dessas datas. Já não basta as preocupações do mundo quando somos adultos...as crianças terão tempo pra viver preocupações no futuro, mas enquanto crianças, podem perfeitamente viver da imaginação, já que isso a sociedade e vida só nos permite na infância.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, também respeito sua opinião, mas penso totalmente diferente. Acho que pode dizer que o Papai Noel nem sempre pode trazer o presente que a criança quer, pois ele tem milhões de crianças no mundo. Falava isto para meu filho, quando ele pedia algo que não dava para a gente comprar, isto também não causou traumas. Acho que a fantasia é uma das coisas mais gostosas e que infelizmente perdemos bastante quando ficamos adultos.

    ResponderExcluir
  4. Mariuza, se eu fosse copiar um texto de alguém, seria o seu. Penso exatamente assim!
    Que bom que não estou nessa sozinha! A realidade é muito mais fantástica!!! Amei!!!

    "...Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo"
    Lucas 2:10

    Cristo é nossa única esperança!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Minhas queridas

    Interessante todas as opiniões e de coração mesmo, as respeito. Cada história tem um porque e me sinto bem tranquila com relação a minha e também a dos meus filhos. Obrigada pela participação.

    Beijos a todas

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!