quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Chamando atenção ou simples teimosia???

Hoje recebi um convite super especial da queridíssima Andreia Dequinha para participar daqui do blog MATERNAidade, então estou aqui pra contar um pouquinho das minhas experiências como mamãe. Espero que gostem da minha primeira postagem e das próximas que virão!
Ele sabe que não pode, mas insiste em fazer pra chamar atenção ou até mesmo por uma simples teimosia, afinal eles sempre querem fazer o que não podem!

Como todas as mães (pelo menos a grande maioria) , me pergunto se cobro demais, se brigo demais... ou se simplesmente não quero que ele se torne uma criança sem limites, que só faz o que quer, sem querer saber se é certo ou errado.

Quando estão dormindo são anjos, quando acordam continuam anjos, um pouco mais agitados e mais teimosos, mas anjos. Acordam querendo tudo, pegando, correndo, batendo, gritando, chorando, sorrindo, beijando...  e fazendo tudo aquilo que já dissemos que não pode.

Não pode isso, não pode aquilo, não, não e nãoooo... e, como consequência de tanto repetir essa palavrinha, uma das primeiras palavras que meu filhote falou foi “NÃO”. Acho que é assim com todas as crianças.

Muitas vezes o medo de fracassar como mãe, talvez por eu ser tão nova, me faz deixar passar muitas coisas, mas paro e penso: “Não posso deixá-lo fazer o que quer e quando quer. Tenho que impor limites, se não daqui a pouco ele vai ter controle sobre mim e não o contrário, como deve ser”.  Não sei se faço certo ou errado, mas tudo que faço é tentando acertar.

 (Rosimery Arêas - mamãe do Alberto, que, pela foto, nem preciso dizer que é arteiro, né?)

9 comentários:

  1. Oi Rosimery
    Que bom que temos mais uma mamãe para somar aqui no nosso cantinho. Li seu texto e corri pra lhe dá um aviso: a sua angústia de mãe nova é a mesma da mãe mais velha,rs. Mãe é tudo igual mesmo, não importa com quantos anos aconteceu a maternidade, as dúvidas, as angústias com relação a educação dos filhos são as mesmas. Você não está só nessa, amiga, acredite!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rosi (olha eu toda trabalhada na intimidade...rs), eu acho que a palavrinha NÃO já vem do útero...rs...Sofis também só diz não, não...e não existe isso de ser nova ou velha, é igual para todas, educar é a parte mais dificil mesmo...mas é isso mesmo, errando e acertando até dar certo de verdade!!!

    Seja bem vinda!!!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meninas por me receberem bem. É que tanta gente diz que sou tão nova pra ser mãe, que as vezes acho que posso não ser madura o suficiente pra tomar decisões sábias e corretas, mas como dissemos, errando e aprendendo né(rs). Estou super feliz por participar do blog. bjão Rosimery Arêas.

    ResponderExcluir
  4. Muito feliz por ter você aqui, representando as mães mais novinhas... e batendo na mesma tecla das outras meninas: não importa a idade... ser mãe nos torna bem semelhantes em muitas coisas, sabe! As angústias são as mesmas, as dúvidas... as dores... os medos... as inseguranças... TUDINHO! Creia! E o que nos deve consolar é que Deus, talvez por Maria, tem um carinho especial por cada uma de nós. Amém! Beijos e o Alberto é tão lindo feito vc! Um bebê de revista!

    ResponderExcluir
  5. Rosimery, não é mais uma mãe por aqui para contar as aventuras do seu pequeno, mas uma mãe que veio fortalecer mais o nosso grupo a partir das experiências e emoções que tanto nos identificamos. Ficamos inseguras, quantas vezes, em saber como agir com eles e buscamos apoio uma nas outras partindo dos exemplos citados. Compreendemos, também, tantas vezes que não somos tão diferentes, há um ingrediente fundamental que nos nutre e nos incentiva a lidar com esses pequenos: o amor de mãe, que é sublime e infinitooooo....
    Bem-vinda!!!!

    ResponderExcluir
  6. Rosimery, entendo tudo q esta passando,fui mãe nova como vc hoje minha filhota esta com 16 anos e é meu orgulho.A vida nos ensina ,acertamos ali ,depois erramos é assim mesmo prq no fundo o q queremos é uma coisa só,o melhor para eles.Depois quando a Livia estava com 5 anos eu tive outro filho(meu outro orgulho) q hoje esta com 11 aninhos e as preocupações são as mesmas,acho q a idade ñ influência muito ñ ,mãe é sempre mãe em qualquer idade.Bjocas pro seu filho lindo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Rosimery, que bom que você veio para completar esse quadro tão feliz, tão encantador e já chegou arrasando com ideias tão amadurecidas a respeito de um assunto tão forte!
    Eu fui mãe depois dos 30, ao contrário de você, mas todas nós temos uma coisa em comum, somos mães, independente da idade, temos os mesmos conflitos, as mesmas preocupações, mas siga firme! Os nãos são importantes para a construção sadia da criança.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rosimary!! Primeiramente, quero deixar registrado de cara que seu filho é LINDO!! Um anjo mesmo...
    Muito bom saber que você veio cheia de gás pra somar aqui no nosso cantinho. Adorei seu texto. E me identifiquei também porque também fico me perguntando se acertei ou errei...acho que todas nós, né?

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Rosimery,
    Você já conquistou o meu coração: primeiro por ser uma mamãe tão jovem e tão madura para educar seu filhote.
    Segundo, pela linda frase: "Quando estão dormindo são anjos, quando acordam continuam anjos, um pouco mais agitados e mais teimosos, mas anjos."
    Quantas vezes, encontramos pessoas que dizem palavras tão pesadas e você usou o termo anjo para designar seu filho em quanquer momento. Isso foi grandioso!
    Parabéns, linda!
    Arrasou já na primeira postagem!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!