quarta-feira, 6 de abril de 2016

Entre perrengues e alegrias... O primeiro dia é sempre marcante!


Muitas mães sofrem mais que os filhos na hora de levá-los para a escola pela primeira vez. Bom mesmo seria poder dizer pra eles que gostaria de mantê-los em casa o tempo todo, onde eu pudesse amá-los e protegê-los... mas o mundo lá fora os espera.

Eu não tenho muitas lembranças daquele dia, pois já se passaram tantos anos. Hoje eu vivencio a faculdade deles. O meu filho mais velho passou por muitos perrengues na escola, pois sofreu Bullying escolar, e eu sofri muito mais, chorei rios de lágrimas! Ele sempre foi muito tímido, não sabia reagir, só chorava, passou pelo psicólogo, psiquiatra e foi dado um quadro de depressão, mas graças a Deus não era depressão,  apenas alguns  conflitos por não saber reagir aos insultos ou ofensas, como por exemplo: “sua orelha nasceu assim mesmo?” Diziam que ele era feio demais e assim por diante. Chegou ao ponto de dizer que quando terminasse os estudos nunca mais passaria em frente da escola. Hoje trabalha num laboratório de informática em uma escola (que ironia). Superou tudo. É mandão, quer dominar o Elias... nem parece aquele menino tímido!!!  Graças a Deus!!!

Um episódio do qual me lembro em relação ao Elias é que o transferi de uma escola particular para a escola pública no quarto ano. Quando o levei até a sala, meu coração doeu, dei uma olhada, era uma sala lotada e só restou o fundão, pois não tinha mais espaço. De cara um colega perguntou se ele queria brigar e a resposta dele veio de imediato: “-- Não, obrigado”. Inesquecível!

No ano seguinte, voltei com ele para a primeira escola, ganhou uma bolsa para continuar na escola privada. Foi uma grande festa, os colegas corriam atrás dele comemorando, mas deixei só até terminar o quinto ano, depois retornou para a outra escola onde ficou até terminar o Ensino Médio. Foi muito bom pra ele o retorno, pois passou a ser o goleiro oficial nos jogos escolares e ganhou muitos títulos, ficou até famoso na escola! (risos) Acredito que a trajetória do Elias no processo escolar foi de muita felicidade!!! Por tabela, a minha também!!!
                                                                                   
 (Maria José - mãe de Mateus e Elias)

6 comentários:

  1. Ser mãe é uma tarefa linda, mas também complicada, pois se a gente pudesse manter os filhos protegidos em casa, não se aprenderia tanta coisa, né? O desafio é a gente preparar cada um deles pra se proteger quando a gente não puder estar! E isso inclui saber lidar com coleguinhas de todos os tipos, até com os babacas que querem parecer engraçados e põem apelidos, traumatizam... Ainda bem que, se bem preparados, aprendem a tirar de letra esse tipo de situação, servindo de casos bem sucedidos de superação!

    Muito legal ver vocês forçarem a memória, atrás das lembranças sobre cada tema... Me amarro! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sofrido, vencemos porque Deus esteve presente o tempo todo desde o primeiro dia... Posso dizer: "Até aqui o Senhor nos ajudou..." I Samuel 7:12

      Excluir
  2. As paredes da escola guardam emoções adversas....de um lado a criança vivencia experiências e alegrias, contudo há vezes que ocorre o contrário quando o,lado negativo das pessoas, falam mais alto. É uma pena que uma criança sofra preconceito na escola, isso marca muito os pequeninos. Por isso devemos estar sempre acompanhando e orientando os pequenos para que saibam se defender, nem que isso demore um pouco a a contecer. Meu neto também já sofreu ofensas por ser gordinho e isso dói muito em mim. Ainda bem que eles crescem e superam essas situações e partem em busca de seus objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, graças a Deus pela superação... sinto muito por todos os que sofrem algum tipo de preconceito. É muito marcante! ... Que bom que passa!

      Excluir
  3. Maria, não posso ler sobre bullyng que eu choro! Nós, como mães, sofremos tanto! Tenho certeza que também passarei por isso...o preconceito é grande, infelizmente.
    Que bom que ele deu a volta por cima! Fiquei feliz! Seus meninos são lindos, duas joias preciosas que Deus confiou a você. Adorei seu texto e me emocionei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi tão sofrido Si, ouvir sempre dele que não queria ir pra escola, implorava pra faltar... foi marcante, mas graças a Deus passou, hoje ele parece outra pessoa, se bem, que bem ranzinza, argumentador que só ele mesmo... rsrs eu digo que quando ele tiver setenta ninguém aguenta rsrs... mas é um ótimo menino!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!