segunda-feira, 18 de abril de 2016

-- Mãe, me compra um irmão?!?

Este foi o primeiro pedido que ouvi do Miguel e confesso que estranhei um bocado! Fiquei imaginando a cena de nós dois entrando em uma loja e “comprando” um irmão -- como se fosse uma mercadoria -- e trazendo conosco para casa! (risos) Depois expliquei a ele sobre o mau emprego do verbo (mania de professora de Português), pois pessoas não se compram (bem, um dia ele infelizmente vai entender que algumas, sim, têm preço e estão à venda, mas isso é outra história!).

Depois disso, já cansei de ouvir essa frase modificada, bem sonora e imperativa vinda dele: -- Mãe, eu quero um irmãozinho!” e, quando eu penso que o assunto morreu, junto com essa vontade dele, ele ressuscita, do nada, como num passe de mágica. E fica com ideia fixa, repetindo atrás de mim, o tempo todo, que nem um disco arranhado!

Tento usar sempre a mesma resposta, meio automática, dizendo que ele já tem dois irmãos, por parte de pai, e dele logo vem o contra-ataque, dizendo que não conta, porque Lucas e Aquilles já são “velhos” e, além do mais, não moram na casa dele. Brinco para ele então pedir outro irmãozinho ao pai (com outra mãe, é claro!) e ele diz que assim também não serve. Quer um irmãozinho vindo de mim e que more conosco!

Uma vez caí na besteira de confidenciar a ele que eu tinha muuuuuuuita vontade de adotar um menino, já da idade dele, beeeeeem neguinho, com cabelo black power, pra contrastar com a sua brancura. Eu teria um café e um leite, já que amo o(s) contraste(s)! Agora vira e mexe ele me cobra o “irmão preto adotado”! (risos) Nem adianta eu falar que não tenho dinheiro nem tentar explicar que, embora não se compre um irmão, que se adota, mas que se precisa de dinheiro para comprar comida, roupa, material escolar, karatê, plano de saúde, brinquedos, livros... tudo em dobro!

Já apelei até para a tortura de dizer que um irmão destruiria todos os brinquedos dele, dividiria a atenção, bateria nele, rasgaria todos os seus desenhos, disputaria os amiguinhos, detonaria os joguinhos do X-box, jogaria o tablet dele  no chão, enfim, nunca mais o deixaria em paz, nem quando quisesse dormir! Mas nem assim o bichinho desiste de me pedir um! (risos)

Às vezes confesso que tenho pena! Ruim ver meu filho brincando sozinho na maior parte do tempo, mas realmente não penso em ter outro filho. Só ele, pelo menos até agora, me basta, principalmente pela questão financeira. É caro ter filho! Em $$$$ e em preocupações, neste mundo tão doido e doído, pelo avesso! Além disso, não me vejo mais trocando fraldas, amamentando, dando papinha, começando tudo de novo, até porque aproveitei bastante e fiz tudo isso em tempo integral, curtindo cada momento!

Admiro quem tem coragem de ter mais de um, mais de dois, mais de três, um time... afinal, acho um barato ter família grande e todo mundo se reunir e já virar uma festa, até porque nunca tive, mas cada dia mais me convenço de que não é pra mim! Já contribuí para a humanidade! E agora um irmãozinho só se for um boneco ou um cachorro – a que ele prefere, particularmente, chamar de filho(s) --  então só me resta esperar que os filhos dele (humanos) cheguem e que eu possa experimentar ser vó, essa delícia de que todos tanto falam! Até lá! 

(Andreia Dequinha - mãe do filho único pedichão: Miguel)

14 comentários:

  1. Parabéns!Como sempre, seus textos conseguem prender minha atenção... porque me encantam. Você mistura razão e emoção de forma ímpar. Quanto à opção de não ter mais filhos,acredito ser bem madura... consciente de que filho requer tudo isso que foi mencionado, além de nos dar muita preocupação... até porque o mundo está cada vez mais cruel. Vivemos tempos muito difíceis, cujos valores cada vez mais se distanciam do que acreditamos. Formar um "ser", com tantas interferências negativas me assustam sobremaneira. Olho pra Clara e Valentina e fico imaginando que futuro as aguarda...E aí me bate uma pena... mas Deus é Pai e Nossa Senhora é Mãe. Desculpe-me... estou meio nostágica e bem desanimada...ressaca dos últimos dias.(rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que pelo menos um recadinho meus textos terão: o seu, Zenilda, minha leitora mais assídua! Adoro! Obrigada, mesmo!

      Parir é bem fácil... mas criar são outros quinhentos... Ter filho é algo muito sério, pelo menos pra mim e penso que não dá pra encarar se surgir... sem o mínimo de planejamento... acho que tem que curtir também, se não a gente pira, porque são muitas as abdicações, diárias!

      O mundo realmente assusta e vai caminhando pra um abismo... Por mais bem preparados que estejamos, vamos errar, e imagine então se não estivermos! Dureza... Comigo não rola aquele papo de "onde come um, comem dois" não, até porque não é só de pão (cada dia mais caro!) que vive o homem! "A gente não quer só comida", não mesmo!

      Dá pena mesmo, a gente fica apreensivo, mas é importante confiar em Deus, que nos guia, que é nossa bússola, sempre. Entendo o seu desânimo... que tb é o meu... de muitos... só temos levado porrada... uma atrás da outra... Às vezes penso em me anestesiar, pra me poupar, pra não sofrer tanto, mas aí desisto porque todo esse caos vem, dentre outras coisas, da frieza... então a solução não é a gente se igualar a eles e sim ser antídoto: ser sinestesia, todo dia, sempre que possível. Um beijo grande, querida. E vamos que vamos... acreditando... por mais difícil que isso pareça... seja!

      Excluir
  2. Ai,me diverti lendo o pedido de Miguel. (kkkkkkkkkkk) É engraçado como toda criança, chega uma determinada hora, pede um irmão.

    Eu acho linda aquelas famílias enormes e cheias de irmãos e primos. Mas eu não penso em ter mais filhos por todos esses motivos que você já citou no texto. Hoje o mundo está uma loucura. Tem que ter muita condição para pensar em ter mais de 2 filhos..

    Em contra partida fico pensando que futuramente Matheus vai sentir falta de ter mais "alguém". Até porque eu sou filha única e o pai também. Mas nada impede que o pai dele dê um irmão para ele.Isso se ele pedir, vai saber .. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Miguel é uma figura e quando eu acho que já vi de tudo, ele vai lá e me surpreende, lança uma novidade, que me faz rir ou me deixa apavorada, desconcertada! kkkkkkkkk

      Acho que é normal pedir uma companhia... um irmão é a solução, pra eles, porque teria uma companhia o tempo todo, sem precisar se desgrudar!

      Ter filho é algo divino, embora cansativo e preocupante, mas ter mais de um, pra mim, é muuuuuuuuita coragem, uma que eu não tenho! rs rs rs

      Às vezes o Matheus nem vai pedir... já tem tanta gente ao redor dele pra preencher essa lacuna... um barato... Sua família parece ser bem unida, presente, ao contrário da minha, da família do pai do Miguel, com ele.

      Beijos! Obrigada pelo recadinho!

      Excluir
  3. Essas crianças inventam cada uma. O Alberto,assim como o Miguel, é louco por um irmão. Na verdade, por uma irmã, já que irmão ele já tem parte de pai. Sempre apelo dizendo que ele teria que me ajudar a cuidar, dividir os brinquedos...essas coisas, e mesmo assim ele não desiste, vira e mexe, vem ele com essa história.
    Vontade eu tenho, e muita, mas pra mim já deu. Só de pensar em passar por isso tudo de novo, eu desisto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que o Alberto quer uma irmãzinha?!? Que fofo... E quantos anos tem o irmão por parte de pai? Regula com a dele? Eles têm muito contato? Miguel não pediria, acho, se o sobrinho dele, que tem a mesma idade dele, morasse aqui em Cabo Frio. Poderiam brincar mais, conviver mais. No fundo, eles só querem companhia, uma companhia que a gente pode ser, se conseguir acompanhar o ritmo, o pique, né? rs rs rs

      Espero poder ler o seu texto sobre esse tema por aqui, pois estou com saudades já! Beijocas pra vc e pro seu príncipe.

      Excluir
  4. Dequinha, sua maquininha de escrever... Como as palavas brotam dessa fonte!! Infinitassss! Pode lançar quaisquer assuntos, que nada deixa essa mulher sem palavras! Todos os seus textos são cheios de emoção , amor, energia... Eu ainda aposto no livro e vou de vez em quando lembrar vc disso, afinal .. Já pensou no Miguel adulto, sentadinho lendo o livro que a mãe dele escreveu, entre tantos relatos da infância dele, como isso vai enchê-lo de orgulho! Vc vai resgatar histórias que, certamente ele esquecerá no futuro, se vc não as registrar! ... Quanto ao seu texto, esse misto de emoção e humor: eu ri imaginando o Miguel pedindo um irmão de qualquer jeito: ou boneco ou criança.. Que fofo! Ele deve se sentir sozinho, é como o Gabriel, possui irmãos mas não moram com ele. Eu compreendo seus motivos, além do mais, ter vários filhos, só para fazer volume em casa não combina com vc, pessoa super preocupada que não faz as coisas só por fazer, filho é algo bem sério, tem que ser planejado sim! Estou contigo e não abro. O Miguel irá te compreender com o tempo, parabéns pelo delicioso texto, mais uma vez nos encheu de perfumes lexicais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera ser essa maquininha de escrever de que vc fala... Sou nada...
      Mas obrigada por sua generosidade em me olhar e em olhar os meus escritos...!!!
      E vamos amadurecendo na ideia do livro, nossa colcha de retalhos... e já são tantos os retalhos!!! Adoro!!!

      O Miguel herdou de mim a teimosa, por isso ele sempre vai pedir um irmão e eu sempre vou negar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Às vezes ele se sente sozinho sim, mas eu também era. Aqui em casa são onze anos de diferença entre minha irmã e eu, e na fase em que a gente ia começar a fazer companhia uma para a outra, ela foi morar no Rio, pra fazer faculdade, e eu tinha 11 anos apenas... Praticamente filha única, até hoje. Muito sozinha me sinto na maioria das vezes. Faz parte. :-(

      Talvez se eu tivesse tido mais sorte no casamento, com um parceiro que chegasse junto em TUDO, eu até me animasse, talvez. Mas desse jeito não dá. Não mesmo. Nem pra pensar. E como também não desejo me casar de novo...

      Tomara mesmo que elezinho me entenda! No fundo, acho que já começa a entender... graças a Deus!!! Ele é infinitamente mais sábio do que eu, e mais compreensivo também!!! Beijos...

      Excluir
  5. É amiga, não dá para comprar rsrs Imagino o Miguel pedindo e achei graça. Dá peninha não ter com quem brincar muitas vezes, mas ele vai compensar com os amiguinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mesmo se desse pra comprar, do jeito que a coisa anda, eu não teria dindim... só se parcelassem em 36 vezes... e olhe lá! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eu acabo brincando com ele, na marra, e mamãe também, já que até a Sofia, antissocial, se nega. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Os cachorros também brincam um bocado, principalmente Sid, que sabe jogar (e bem!) bola. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Que fofo! Acho que toda criança um dia para um irmãozinho, né? Com Henrique não foi diferente. Pior é que além do Henry, muitas e muitas pessoas também me cobram, dizendo que seria bom ter alguém pra cuidar dele quando não pudermos mais. Complicado por vários motivos. Quem sabe eu não escrevo contando? rsrs
    Acho lindo também quem adota! Seria maravilhoso, Deca, se você adotasse um, mas entendo que a situação tá difícil.
    No mais, adorei seu texto e insistência de Miguel...personalidade forte! Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, Índia... acho que inevitavelmente toda criança um dia pede um irmãozinho! E acho que todas elas merecem, precisam, mas... Não é tão simples assim, né? Ainda mais pra quem não tem dindim pra colocar uma penca de babá (nem umazinha sequer!) e ainda trabalha fora... São muitas as abdicações... os horários que deixam de ser nossos e passam a ser deles... tudo girando em torno disso...

      Acho adoção um lindo gesto de amor! Tamanho! Pena que tenha tanta gente contra... e quem é a favor, pena que tenha tanta "burrocracia"! :-(

      Miguel é tinhoso, teimoso, mas neste ponto acho que ele não me dobra... A não ser que seja meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesmo algo de Deus... porque de mim... vontade nenhuma de passar por tudo aquilo de novo! Beijos, amiga!

      Excluir
  7. Como sempre, seus textos são encantadores, ricos em detalhes e emoções!! Aprovo muito a ideia de não ter mais filhos. Uma atitude inteligente, filho é muito bom, ser mãe é uma coisa magnifica!! Mas não é fácil!!! Além de tudo, O Miguel já te transborda de alegria!!! Parabéns pelo texto!! Adorei!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, amiga, bondade sua! Mesmo assim, obrigada!
      No mundo de hoje a gente tem que saber ser racional, se não se empolga, se ilude, contribui demais pra humanidade e fica tendo que ver os filhos passarem por privações desnecessárias... ainda mais aqui em casa, que sou praticamente sozinha para tudo, em todos os sentidos! Aí que desanima mesmo, e como não pretendo casar de novo... Já viu! rs rs r

      Não é nada fácil ser mãe, ainda mais sem uma figura paterna presente pra ajudar no dia-a-dia...

      Um beijo grande e obrigada por me entender!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!