sábado, 2 de abril de 2016

(Re)Descobrindo o mundo aos 40... graças a ele!


Hoje o Face lembrou à minha irmã de um momento muito especial pra ela e pra mim... Há 2 anos, Isadora conhecia o irmão pela primeira vez, após 28 dias de nascido. Foi lindo ver os dois juntos. Foram segundos (pois ele ainda estava internado), mas o suficiente para marcar este dia 02/04. 

Hoje também é o Dia da Conscientização do Autismo, e meu sobrinho não é autista,  mas é especial. Ele teve paralisia cerebral e outro diagnóstico que realmente não sei qual é.

Ninguém nasce tia de um dia para o outro, a gente acompanha a barriga da irmã (ou cunhada, ou amiga, ou prima ou colega de trabalho) crescer, faz o chá de bebê, compra infinitas roupas e mimos, lava aquilo tudo e quando pode ajuda até no enxoval! Assim foi com a gestação da Isadora. Houve todas essas etapas.

Quando minha irmã descobriu que estava grávida do Heitor foi uma surpresa, pra todos e inclusive para ela mesma. Fiquei me peguntando: como será ser tia de um menino? Afinal, desde sempre o universo feminino foi reinante em casa, já que somos três filhas, mamãe e, até então, a Isadora. Começamos os preparativos, compra isso, compra aquilo e combinamos de fazer o chá para depois (então, ele resolve nascer de 32 semanas... prematuro... e em plena terça feira de carnaval, com todos viajando: eu, meus pais e  minha outra irmã).

Eu estava em BH, e, depois de muitas tentativas, minha irmã Paula (que mora no Rio e que estava indo às pressas para Cabo Frio) me fala que a Carine (mãe das crianças) estava à beira da morte, dando à luz no Hospital da Mulher. Bate o desespero e a impotência de não poder fazer nada. Só me restava pedir a Deus vida para meu sobrinho e irmã.

Peraí, não era para ser assim. Cadê a calmaria do nascimento da Isadora? Cadê a festa do chá? Cadê as roupinhas agora em tons de azul no varal? Não teve nada disso, Heitor saiu (da barriga) na terça de Carnaval e só voltou pra casa no Domingo de Páscoa. Foram dias longos e angustiantes. Mas ele venceu! O guerreiro lutou bravamente e hoje é um menino lindo e saudável.

Aí se você  me pergunta como é ser tia de uma criança especial? Eu respondo:  é diferente e muito legal. Por que cada dia é uma vitória, fora que ele tem outro ritmo de aprendizagem. Heitor me trouxe um mundo novo aos meus 40 anos de vida e isso é fantástico! 

Lógico que fico ansiosa...  queria as coisas do meu jeito, mas Deus,  através do Heitor, me mostra diariamente que se tudo fosse igual  a vida seria muito sem graça e previsível.

Sei que temos muitas lutas pela frente, um mundo todo especial a desvendar, mas Heitor sabe que pode contar com sua família e com sua tia coruja. aqui! 

(Flávia Damas - tia mais do que coruja do pequeno e especial Heitor)

8 comentários:

  1. Obrigada por ter vindo aqui contar a história do Heitor (eu não conhecia metade dos detalhes) e, com isso, nos emocionar tanto! Chorei pacas e, seja menino ou menina, você sempre tirará tudo de letra, pois tem amor pra dar e vender, sempre, e como eu acho lindo você ser sempre tão presente na vida dos dois!

    O sorriso dele, como disse no meu texto, me transmite muita paz... uma energia muito boa... e que só quem tem MUITA luz é capaz de expressar, mesmo sendo, ainda, esse cotoquinho de gente! Obrigada pela emoção, mais uma! Vc é dez!

    E que possam (re)descobrir muitas coisas, sempre... sempre... sempre...

    ResponderExcluir
  2. Flávia, que delicia a sua dedicação ao seu sobrinho. Uma criança especial é sempre colocada no lar certo, com pessoas certas e muito especiais. Que sorte a do Heitor, hein?

    ResponderExcluir
  3. É desse jeito, do jeito do Heitor e no tempo de Deus.
    Agradeço a Deus por me permitir ser tia de crianças tão maravilhosas e especiais.
    Paula Damas

    ResponderExcluir
  4. Heitor é um presente de Deus ... vocês já estão e irão aprender muito com ele... E ele veio na família certinha ... uma familia linda e cheia de amor... bjos

    ResponderExcluir
  5. Cada criança é um aprendizado, elas são todas muito especiais, ou por um motivo ou por outro, todas elas trazem luz para os que estão à sua volta. Encantador seu texto, é uma tia com coração materno!

    ResponderExcluir
  6. Que doce o seu texto!! Sentimento lindo de uma tia super mãe!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  7. Que tia linda ! Fiquei muito emocionada com seu texto.

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente passou um filme pela minha cabeça...muito parecido com o que aconteceu comigo e com o Henry. Não tem como não me emocionar.
    Beijos por Heitor, esse lindo!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!