quinta-feira, 19 de maio de 2016

Não fui a protagonista dos primeiros banhos, mas...


O primeiro banho em casa pode ser um desafio para as mamães de primeira viagem, mas nem tanto se você for mamãe experiente, o que, em hipótese alguma, era o meu caso, pois não fui protagonista dos primeiros banhos dos meus filhos!

Dizem que, quando nasce um bebê, nasce uma mãe, e eu posso dizer que realmente nasce, embora não seja algo tão simples e mágico como é divulgado ou como fica em nosso imaginário. Algumas angústias e muitos temores foram os principais sintomas que surgiram junto com essa nova mãe.

Primeiramente eu assumo que sempre fui medrosa. Não tive coragem de dar banho naqueles meninões, que já nasceram enormes! O primeiro com quatro quilos e duzentos gramas e o segundo com três quilos e novecentos! Mas, mesmo grandões (que até parecia mais fácil do que se fossem bem pequeninos), eu tive medo de enfrentar, era muito medo de fazer algo errado. Acho que também foi um pouco por causa da cesárea, pois me senti muito fragilizada... disso eu me lembro muito bem!

Assim como muitas mulheres, o primeiro banho aqui em casa foi executado por outras mãos! Nestas horas nada melhor que do que mãos experientes. Do primeiro filho tive por perto a minha sogra e cunhadas, e, do segundo, quem esteve por perto foi a minha irmã, já não tive o privilégio de ter minha mãe por perto para usufruir da experiência dela (tive filhos distante dela... só uns três mil e quinhentos quilômetros! Só lamento!).

Eu era uma mulher frágil, com um monte de vontade e um tanto de medo. Mãe de primeira viagem, depois mãe de segunda viagem, o que foi pior ainda, pois tive que voltar para o hospital oito dias depois que ganhei o Elias. Fiquei internada mais oito dias, por causa de uma infecção e demorou mais ou menos sessenta dias para cicatrizar. Nem me lembro mais quanto tempo levei para dar o primeiro banho dele. Já faz tanto tempo!

Mas depois que tudo se ajeitou, peguei a prática e dava banho neles até de madrugada, pois não me contentava em limpá-los só com lencinhos e eles gostavam do banho. Aos poucos foram surgindo as batidas na água, respingando para todos os lados e a mamãezinha aqui tomava banho junto, sem querer. (risos)

É isso! Aos poucos as coisas se encaixaram. Acho que deu pra ter uma ideia do desafio. Mesmo não sendo a protagonista dos primeiros banhos, eu peguei o bonde andando e deu tempo de me alegrar com eles, ensiná-los a gostarem e até se divertirem, pois a alegria é a gente que faz acontecer.

Acredito que todas mães passam por todos estes desconfortos iniciais, cada uma do seu jeitinho, uma mais corajosa, outra um pouco menos, mas superamos tudo com alegria!

"Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas..."
 (Efésios 5:20)

                                                                                                      (Maria José - Mãe de Mateus e Elias)

6 comentários:

  1. Amiga, não podemos nos esquecer de que até a mamãe considerada experiente, um dia, foi inexperiente e teve que encarar a primeira vez, já que ninguém nasce sabendo de nada! Eu fiz questão de encarar esse desafio e só não dei o primeirão porque estava anestesiada por conta da cesárea! E no dia seguinte eu até queria dar, mas a enfermeira não permitiu! rs rs rs

    Mas se bem que eu não sou parâmetro para ninguém, porque sou assumidamente ligada no 220! (risos) Até dias depois, pra ir fazer o teste do pezinho e da orelhinha eu que carreguei Miguel no colo, participei de tudo, e andava normal, esticadinha, enquanto passava um monte de mães curvadas, andando devagar, sem poder sequer carregar o filho... enfim, cada caso é um caso e não posso negar o quão generoso Deus foi (e é) comigo!

    Eu ter dado conta do banho e de várias outras coisas só pode ser justificado pelo que você comentou: a mãe realmente nasce junto com o bebê! Se não eu estaria perdida... he he he

    E acertou em cheio quando sugere que mãe é um eterno desafio... e vamos superando, a cada fase, os nossos medos ou aparentes limitações... cada qual do seu jeito...

    Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi mesmo uma corajosa!!! Te admiro por isso! ... Sou bem menos elétrica, eu diria, mole mesmo!!! (risos)
      Adorei que comentou! Bjos

      Obs respondi lá embaixo, mas não era pra responder ... descuido. Bjos

      Excluir
  2. Nossa, que sufoco vc passou com o segundo filho ! Brabo ! Voltar a ficar internada não é mole não. Eu também não dei os primeiros banhos e nem cuidei do umbigo rsrs Ficou tudo para meu marido. Ele sempre levou muito jeito com curativos e na hora da doença. Que bom ! Faz com que dividamos as tarefas. Mas depois dei todos os banhos e adorava ! bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi brabo mesmo amiga, mas a gente supera tudo não é mesmo? Nossa! Que bom que o seu marido ajudou! O meu é um ótimo marido, mas não leva jeito pra isso!!
      Mas depois de tudo, todas nós, mães curtimos bastante os banhos dos pequenos!! Bjos

      Excluir
  3. Você foi mesmo uma corajosa!!! Te admiro por isso! ... Sou bem menos elétrica, eu diria, mole mesmo!!! (risos)
    Adorei que comentou! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Que texto gostoso de se ler!
    Ternura e meiguice materna se misturam ao medo de lidar com o primeiro banho. Ainda bem que vc teve uma força quando precisou, depois vem a prática e tudo fica automático, não é mesmo? Sempre encontramos um jeito de nos divertir, embora atarefada com os pequenos. Ser mãe é tudo isso e cada dia uma nova história é escrita para depois ser contada por alguém...

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!