domingo, 8 de maio de 2016

Retrospectiva dos dias das mães...


Acho um barato a família que cultiva a tradição de se reunir para comemorar o Dia das Mães, dentre outas datas especiais, e faz disso uma grande festa, mas... aqui em casa nunca fomos de fazer isso! Às vezes minha irmã calhava de vir neste dia e aí a gente ainda forçava um pouco a barra e tal... mas nunca fomos assim, digamos, animados e festivos para isso, talvez porque, no fundo, sabemos que dia das mães é todo dia, dia dos pais é todo dia, Natal é todo dia, Ano Novo é todo dia, e por aí vai... 

O primeiro dia das mães, pra mim, foi com Miguel ainda dentro da barriga, acho que eu estava com uns cinco meses, por aí, e me lembro de ter recebido de presente do pai dele uma touquinha e sapatinhos do Fluminense! Depois vivenciei o primeiro com elezinho fora da barriga, com uns oito meses de vida, e fui comemorar com a família do pai, deixando minha mãe, que não quis nos acompanhar, sozinha (não sei se chego a me arrepender, mas acho que não faria mais isso, de novo, por NINGUÉM!). O outro ele estava com quase dois anos, se não me engano, e ficamos em casa com a minha mãe, e ganhei um buquê de flores amarelas (só não me recordo, sinceramente, de quem foi que eu ganhei, olha que situação! he he he). Depois ele começou a estudar e aí que eu acho que mudou um pouco a minha visão sobre esta data... As comemorações nas escolas! Aí comecei a perceber um quê especial, confesso! 

À da primeira escola dele eu acho que não fui, se fui juro que não me lembro! Fui atrás dos meus arquivos de fotos para ver se pegava alguma "colinha", mas... nenhum registro! Lembro-me de que foi um ano complicado, em que mamãe ficou, inclusive, mais de mês internada e, com isso, tive que me desdobrar e Miguel faltou muito à escola, sem falar que era aquela escola horrorosa, traumatizante, de que me lembro mais com tristeza do que com alegria (salvos raros momentos!), enfim... 


Com três anos, teve uma homenagem na nova escola, a Waldemira, e foi a minha primeira vez, o meu primeiro mico, meu exagero de tanto chorar (a ponto de soluçar e quase desidratar!), de tanta emoção, ao ver aquele cotoco de gente se apresentando (sem nenhuma vergonha!), cantando, dançando... PRA MIM! Todo meu! No ano seguinte, de novo... nova emoção... e se apresentaram no palco, por já serem maiorezinhos! "Doce de mãe" e como foi doce mesmo! Emocionante! No outro ano, chorei em bicas, porque não teve dia das mães, mas teve "o dia da família" e eles ensaiaram um louvor lindo e ainda fizeram aquela brincadeira de adivinhar quem era a mãe, com os olhos vendados, no meio de várias outras mães. Como chorei! Depois de passar por várias mães dos amiguinhos, ele não teve NENHUMA dúvida quando passou a mão no meu rosto (será que o fato de ser o mais gordinho ajudou?!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) e falou que era eu a mãe dele!!! 

Anteontem, apesar do pequeno espaço físico, teve uma comemoração deste dia em sua atual escola, e foi muito legal vê-lo cantar "Como é grande o meu amor por você", do Roberto Carlos, e uma música da Anitta (e ele se acabou de tanto dançar e é sempre um dos mais animados!). Claro que chorei, se não não seria eu, né? (risos) Ganhei uma flor linda, de EVA, feita por ele e um cartãozinho improvisado! E nem precisaria de nada, pois ele é e sempre será o melhor de todos os presentes! 

E só de pensar que essas festinhas de escola logo logo vão acabar já me corta o coração! Ai, ai... que dó... Certamente vou sentir falta, muita! Mas me resta o (grande) consolo de poder estar sempre ao lado dele, TODOS os dias... sempre estarei a postos para apoiá-lo, ainda que eu seja a única, assim como, mesmo a duras penas e com altos conflitos, eu sei que posso contar com a minha mãe também, sempre! Feliz Dia das Mães a todas nós!

(Andreia Dequinha - mãe do Miguel e filha da Cléa)

9 comentários:

  1. Enquanto eu lia sobre as apresentações do Miguel, eu lembrava tb dos meus quando faziam isso. Foram poucas vezes que dançaram, mas foi tão lindoooo! A gente se emociona com qualquer manifestação dos pequenos, é muito gostoso vê-los participar de algo, soltar a timidez e nos encantar. Embora saibamos que não precisa um dia certo para surpreender a mãe, o próprio sistema de ensino: o comércio, acabam alimentando sim uma ilusão de que para cada coisa há um dia. Sabemos que o objetivo é apenas comercial, mas fica difícil não se envolver. Para os filhos é tão importante saber que a mãe valoriza suas participações! Essa fase não pode mesmo ser ignorada.
    Somos mesmo manteiga derrretida, se não é por um motivo, choramos por outro porque nossos filhos possuem um ingrediente cujo segredo somente uma mãe conhece. Nosso filho é a razão da nossa alegria, nosso filho é o motivo da nossa existência!
    Obrigada, linda por compartilhar conosco mais esse pedacinho do seu contexto materno. Adorei sua história. Sempre nos encanta com esse ingrediente que transcende a razão: o amor materno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel foi sempre sem vergonha, no bom sentido, e eu me divirto vendo cada apresentação dele! Choro, me emociono, grito, vibro, faço vergonha, me solto!

      Aqui em casa não temos o hábito de dar presente neste dia... dou presente à minha mãe quando posso e quando vejo que ela quer muito alguma coisa... não precisa de dia... aliás, nem sempre a gente tem dindim no dia que o comércio, como vc tão bem disse, determina como nosso, né? O importante é o estar junto... são as lembrancinhas singulares feitas pelos filhos... o resto é resto!

      Eu ando com muita necessidade de fazer catarses... de deixar registros... não sei ainda o porquê, nem sei, pra ser sincera, se tem um porquê, mas... obedeço sempre ao meu coração! Senti vontade de escrever sobre isso hoje... então corri aqui! Adoro! E que bom que este espaço, mesmo que meio em coma, ainda existe, insiste...

      Um abraço e feiiz dia das mães, sempre!

      Excluir
  2. Linda a sua trajetória com o Miguel, realmente muito importante os acompanhamentos desses momentos na vida dos nossos filhos e que passam tão rápido! Digo isso, porque os meus já estão crescidos e fora isso, até já contei que uma vez falhei com o Mateus numa festinha do dia das mães na escola. Snif!!! Snif!!! (arrependimento)... Eles já passaram dessa fase, mas de vez em quando ainda me perguntam se não vou ao estádio, ginásio de esportes etc para vê-los jogar ...
    Parabéns pelo lindo e doce texto, realmente uma mistura de dedicação e amor incondicional!!! Adorei!!! ...Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei forçar um pouco a memória, com a ajuda das fotos... assim vou garantindo uns registros por aqui, quando a memória resolver falhar de vez ou quando eu por aqui não mais estiver, e meu filho quiser ler, resgatar, sabe-se lá!

      Tudo passa muito depressa mesmo... por isso é tão importante a gente tentar curtir cada fase! Todas são importantes! Todas marcantes!

      Independente da idade, filhos gostam de nos ter na plateia... sabem que não somos apenas mais um e sim "a" principal incentivadora, sempre.

      Obrigada pelo carinho e pelo comentário. Beijocas. Feliz dia das mães!

      Excluir
  3. E lá vem você novamente com suas verdades que tanto me emocionam...Lembrei-me do tempo em que meus filhos timidamente se apresentavam na escola, mas fazendo questão de que eu os visse durante a homenagem... Lembrei-me das cartinhas que escreviam pra mim, nesta data, cheias de palavras carinhosas e desenhos ( coração, flores,família...). Lembrei-me também de minha querida mãe que Deus já levou; dos almoços que ela preparava com tanto esmero... do manjar e do bolo de banana como sobremesa,sua grande especialidade; do momento em que me despedia dela, tentando esconder a lágrima teimosa... E, em meio a tantas lembranças, bateu uma SAUDADE... Minha querida, aproveite todos os momentos com seu filhote;o tempo passa muito rápido... E curta, curta muito sua mãezinha, porque ela sim é sua única e VERDADEIRA amiga. Como sempre, gosto muito de seus textos; eles mexem com sentimentos guardados no mais íntimo de meu ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que meus simples textos, apenas com minhas verdades, momentâneas, despertam isso em você, Zenilda. Anime-se para voltar a postar aqui seus textos também, sobre os temas da semana! Sei que tem muito a contar e a gente tem muito a aprender, com você!

      Guardo todos os escritos do Miguel como verdadeiros tesouros... cada presentinho feito por ele... cada desenho... Tomara que ele seja sempre assim, sem precisar de nenhum estímulo da escola, nem meu, nem de ninguém, a não ser do próprio coração. Eu confesso que já fui mais carinhosa e entregue nesse sentido, mas, com o tempo e com a correria, fui me anestesiando. Que pena!

      Eu e mamãe temos muitos conflitos, alguns bem recentes, tanto que hoje ainda não consegui dar os parabéns a ela pelo dia de hoje, nem dei um beijo sequer... Não faço nada forçado e que o meu coração não peça, muito menos por uma convenção, mas sorte minha que todo dia é dia... ainda mais pra quem mora junto! Miguel eu aproveitei bastante hoje, e sempre, e ele, sim, foi super carinhoso com a vó, segunda mãe!

      Um abraço e feliz dia das mães pra vc... e que bom lembrar de sua mãezinha com saudade... com lembranças...

      Excluir
  4. Retrospectiva maravilhosa, cheia de detalhes. Lindo, lindo! Infelizmente, eu não tenho essas recordações, pois na escola do Henrique eles só fazem no Jardim, então me recordo só de uma há cinco anos já. Lembro que chorei muito também rsrs
    Já na família, minha nossa! Desde que me conheço por gente,nos reunimos nesses dias especiais.
    Índia, amada, parabéns pelo seu dia! Mande um super beijo pra sua mãe em meu nome, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Índia! Assim vou, a exemplo dos povos da Pré-História, que escreviam nas paredes das cavernas, fazendo os meus registros, eternizando meus momentos com meu filhote! Adoro! Terapia!

      Que pena que pararam de fazer por aí no Jardim, mas, com festa ou sem festa, é emocionante ser mãe e ver cada descoberta dos nossos pimpolhos, né? Nem precisa de mais nada, a não ser estarmos atentas, conectadas a eles.

      Obrigada pelo carinho e parabéns pela guerreira que vc é e que eu admiro tanto, tanto, tanto, sempre! Beijos mil.

      Excluir
  5. Que lindo ! Deu tanta saudade das apresentações que o meu fazia. Aproveite bastante ! O tempo passa tão rápido ! Mas adoro comemorar tudo, até dia das mães. A vida já é muito complicadinha, então temos que aproveitar e fazer festa em tudo que der hehehe Hoje e sempre a comemoração é simples, um almoço, todos juntos, mas sempre muito bom.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!