quinta-feira, 21 de julho de 2016

Amizade: um tesouro precioso!

Tão importante quanto ter amigos, é saber ser amigo... As amizades nos ensinam a ser pessoas melhores, mais tolerantes, mais solidárias e, sem dúvida, mais felizes.

A infância é um período de aprendizagem em todos os sentidos, e ensinar aos pequenos a importância da amizade e principalmente a necessidade de cultivá-las é uma missão desafiadora para os pais.

Meu filho Gabriel foi filho único até os quatro anos de idade, quando então o João chegou em nossas vidas. Até os três anos eu percebia que ele era uma criança que tinha uma certa dificuldade para fazer amizades, era tímido, às vezes egoísta e autoritário. A convivência com os coleguinhas da escola ajudou muito na superação dessa fase, e a chegada do irmão também contribuiu.

O João, ao contrário do irmão, sempre foi mais comunicativo e desinibido. Ele é do tipo que todo mundo que passa por ele e diz um "oi" já é amigo dele. (risos)

Aos poucos fui ensinando que as coisas não eram bem assim, até porque, no momento em que vivemos, é preciso ter muito cuidado, e infelizmente nem todos podem ser considerados amigos de verdade.

Felizmente meus pequenos têm hoje muita facilidade para se relacionar, fazer novas amizades e principalmente estão aprendendo dia após dia a cultivar as boas amizades e a se afastar daqueles que, de alguma forma, os prejudiquem.

Eles têm alguns amigos em comum, e com os quais estão sempre juntos, seja na escola, nos fins de semana, naquele passeio (sempre monitorado), nas festinhas.

São o tipo de crianças que gostam de receber os amigos em casa, e, quando isso acontece, eles sempre pedem para que eu faça bolos, pudins, pipoca e sucos para as visitas. Acho isso lindo, pois eles tentam, de alguma forma, agradar seus coleguinhas, por isso sempre atendo os pedidos e os auxilio nessa missão.

Entre tantos colegas e amigos, assim como nós adultos, há entre eles os preferidos, ou simplesmente aqueles com os quais têm mais afinidades. O melhor amigo do Gabriel chama-se Junior. Ele estuda na mesma escola que eles, e por isso estão sempre juntos. Eles costumam se encontrar nos fins de semana, quando possível, para brincar, tomar aquele sorvete e adoram ir para as festinhas juntos.

Percebo que essa amizade é muito verdadeira e que faz muito bem para meus pequenos e por isso tento ajudá-los na tarefa de cultivá-la. Em  meio aos desentendimentos, que são naturais em qualquer relação, ensino que o que é verdadeiro sempre permanecerá, e que é muito importante aprender a perdoar e a pedir perdão quando estamos errados.

Aos poucos tento ensiná-los o valor de uma amizade verdadeira e que ser amigo é muito mais que dividir bons momentos, é também compartilhar dores e frustrações. E principalmente que a amizade é um tesouro precioso que precisa ser descoberto e cultivado!


                                                                            (Elizabete Sampaio - mãe de Gabriel, João e Miguel)

2 comentários:

  1. Muito bonito essa parceria com seus filhos com relação a necessidade de fazer e de manter amigos, principalmente ter as portas abertas para recebê-los. E vejo que o primeiro amigo foi o próprio irmão, que de certa forma, ensinou -o a se comunicar melhor e fazer novas amizades.
    O aprendizado com os amigos é super importante, assim ele vai conhecendo as pessoas e aprende a lidar com cada uma delas.
    Muito bem escrito seu texto, traduz o olhar carinhoso e atento de mãe que também é parceira. E sempre companheira.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, Bete!! Cheio de sentimento, doçura, cuidado! Que fase linda né!?! Fase das descobertas, dos encantos com as amizades! Isso é realmente muito valioso, vale um aprendizado pra vida toda!! Adorei o seu texto, como sempre no capricho!!
    Obrigada por compartilhar com a gente esses momentos tão incríveis!!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!