terça-feira, 5 de julho de 2016

Tem cheiro de tanta coisa, mas...


Ser mãe tem vários cheiros, dos mais variados!

Ser mãe tem cheiro de arroz fresquinho, de ovinho frito, e até mesmo de miojo, quando tudo é tão simples e tão feito com amor; mas também tem cheiro de bife queimado porque a atenção estava na bronca que não podia esperar (quase nunca pode). 

Ser mãe tem cheiro de pipoca quentinha com Coca-cola geladinha para nos deliciarmos quando assistimos a um filme qualquer, no maior grude; mas também tem cheiro de consultório médico quando a gente precisa estar ao lado de filho pra ter o queixo costurado.

Ser mãe tem cheiro de sorvete, de pizza, de cachorro-quente, de grama da pracinha e de flor que ele sempre me traz quando vamos lá; mas também tem cheiro de própolis quando a garganta inflama e de Merthiolate quando a queda é inevitável.

Ser mãe tem cheiro de casa limpa, depois que você deu um duro danado passando pano e se sentindo a Escrava Isaura (aforriada); mas também tem cheiro de guache, massinha ou aquela desgraça chamada Amoeba grudada em cada junção do piso e do azulejo, e às vezes com direito a  algumas marquinhas de mãos pelos móveis.

Ser mãe tem cheiro de terra molhada, quando corremos pra janela quando começa a chover; mas também tem cheiro de todos os gases que soltei no final da gravidez, sem nenhuma vergonha ou pudor e que me é familiar quando me enfio debaixo do edredom com Miguel para o nosso "concurso de pum mais podre". (risos)

Ser mãe tem cheiro daquela panqueca deliciosa que você está saboreando; mas também tem cheiro de cocô, porque você teve de interromper o seu almoço pra atender ao pedido de "mãe, limpa a minha bunda!" (e a panqueca nem vai mais parecer assim tãããão deliciosa!).

Ser mãe teve cheiro de toda a linha da Natura, da "Mamãe e Bebê", quando eu ia orgulhosa passear com ele após o banho (até hoje gosto de cheirar seu cabelinho depois do banho); mas também já teve cheiro de leite azedo, horroroso, das golfadas. 

Ser mãe tem cheiro de baforada de pasta de dente quando ele acaba de escovar seus dentões de coelho; mas também tem cheiro de provolone podre quando ele tira as meias quando chega da escola.

Ser mãe tem todos os cheiros doces e também todos os cheiros podres, porque ser mãe é trazer costurado o bem e o mal, as qualidades e os defeitos, o nós e os nós que tentamos desamarrar para fazermos laços. Todos os cheiros são, portanto, bem-vindos. Sempre! Mas, acima de tudo, ser mãe, pra mim, tem cheiro do sangue mais puro misturado com lágrimas de emoção que é trazer alguém ao mundo, ao seu mundo. Acho que é esse o cheiro da mais preciosa vida, vida esta que chegou com a nossa ajuda e o milagre se fez possível! 

(Andreia Dequinha - que ama todos os cheiros de ser mãe do Miguel)

13 comentários:

  1. Ah!!!!saudade de quando eram pequenos...rolou uma pequena lágrima teimosa. De sentir falta daquele maeeeeeee acabei.... mãe posso dormir no meinho!!!!!Vi-os crescer e aos poucos já não precisavam tanto de mim... sofri com a síndrome do ninho vazio.superei(?), E o amor só faz aumentar...cheiro de filho a gente não esquece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, amiga, lamento saber da lágrima teimosa, mas também sei que ela foi de emoção, de alegria, certamente, então é mais do que bem-vinda, válida, né?

      Muito comum sofrerem dessa síndrome... eu vou precisar, se chegar até lá, de muita terapia... Espero que até lá eu tenha dindim pra pagar, porque agora... mais dura do que coco... Governos safados e tiranos, que nos roubam tudo... quase tudo... a delícia e o prazer de sermos mães eles não tiram...

      Excluir
    2. Amei ver você por aqui, corujinha amada, e espero que volte sempre, inclusive como autora de textos, se quiser escrever sobre algum tema, inclusive sobre este, é só mandar ver e me mandar que eu publico, com tamanha alegria! Um cheiro!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que isso, amiga! Tudo tão simples... mas de coração. Beijos mil. Beijos no LG.

      Excluir
  3. Inevitável sentir saudades da minha pequena e única que já fez quatorze anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapidinho o tempo passa, né? Voa... escorre pelas mãos... como diz a música. Uma mocinha já a sua filhota! Qualquer dia é Miguel, quase chegando à metade da idade dela... e parece que foi ontem que ele chegou a este mundo...

      Excluir
  4. Tantos cheiros, alguns maravilhosos, outros nem tanto, mas fazem parte do pacote e são necessários para reafirmar que a missão materna é a soma de tudo isso e um pouco mais. Mesmo havendo essa diversificação nos aromas que encontramos e que ajudamos a construí-lo, ninguém pode negar que ser mãe é a dádiva mais preciosa que Deus nos concede.
    Nenhuma escola ensina tão bem quanto à maternidade: ela nos amadurece, tornando-nos mais tolerantes, mais responsáveis, damos mais calor à vida porque sabemos que há em casa alguém ávido pela nossa chegada, há um ser que nos vê como o elemento maior no mundo dele,
    Não importa o cheiro de ontem, o de hoje ou o de amanhã: em cada amanhecer, lá estamos nós novament preparando mais aromas, ou formando odores porque a vida é isso:um misto de cores, de sabores e de cheiros..
    Apaixonei-me por casa palavra do seu texto, emocionei-me ao mesmo tempo, principalmente porque vc além de nos conduzir ao paraíso dos aromas, citando situações do dia-dia em que eles aparecem, não se esqueceu do outro lado que tanto compõem os nossos dias: os maus cheiros. Vc mostrou os dois lados da moeda com tanta naturalidade, sem criar um abismo entre elas. Você viajou com os pés no chão e nos deu carona para que pudéssemos reconhecer e apreciar o verdadeiro valor desta missão: a materna.
    Assim como a Elizabete, vc criou uma prosa poética maravilhosa e encheu os nossos olhos e corações. Parabéns pela sensibilidade e pelo poder de articular as palavras com soberania!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma a maternidade é uma escola e como ela ensina! Mestrado nenhum nem Doutorado, nem mesmo Pós-Doutorado, conseguiria nos ensinar tanto...

      Feliz que vc tenha conseguido captar a dualidade no ser mãe... com seus aromas e seus odores... todos bem-vindos e justamente por fazerem parte da cria... da sina de ser mãe...

      Obrigada pelo incentivo todo, sempre! Um cheiro... só aroma, desta vez. rs rs rs

      Excluir
  5. Que coisa fantástica, deslumbrante!!! Só a maternidade é capaz de sensações tão incríveis, fazer com que alguém se expresse dessa maneira tão encantadora!!! São cheiros inexplicáveis!!! Muita poesia, muita mágica!! Arrasou na escolha de cada palavra!!
    Eu simplesmente amei!!!! Por isso estou cada dia mais encantada com o blog, cada dia uma surpresa diferente!!! Adoreiiiiiiii!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, querida! E obrigada por sempre vir aqui comentar! Pelo menos dois comentários, no mínimo, eu sei que terei: o seu e o da Zizi. rs rs rs

      Feliz mesmo que tenha gostado dos cheiros dos quais lembrei e citei, mas deixei tantos outros de fora... talvez esperando encontrá-los diluídos em outros textos, de outras mamães do blog...

      Beijinhos.

      Excluir
  6. Menina, que texto lindo ! Ser mãe é isso mesmo, cheiros bons e ruins, mostrando todo nosso amor e toda nossa luta. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que você gostou, amiga?!? Achei tão simples... mas me esqueci, por alguns instantes, desse detalhe importantíssimo: tenho amigos generosos, que veem brilho até nas coisas simples... Obrigada! Beijos. Saudades dos seus textos por aqui...

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!