domingo, 11 de setembro de 2016

De paleontólogo a chefe de cozinha


Tenho observado que a geração de crianças que nasceram de 2000 em diante possuem um interesse maior pelos animais gigantes, tanto os répteis quanto os voadores que habitaram o planeta antes da chegada do homem.

Gabriel, meu neto com mel, nascido em 2004,  faz parte desse grupo. Em 2007, despertou o fascínio pelos monstros quando assistiu pela primeira vez ao filme King Kong lançado em 2005. O pequeno loirinho de cabelos encaracolados quando viu o bichos gigantes que apareciam no filme, encantou-se de uma  tal maneira que quis rever e rever durante muitos dias. Comecei a procurar outros filmes e desenhos com o mesmo tema (dinossauros) para suprir sua curiosidade. E não parou por aí:  todas as reportagens que passavam na TV sobre o assunto, lá estava ele, muito atento, acompanhando e consumindo cada informação. Comprei livros diversos ilustrados, jogos, DVDs, brinquedos, maquetes,  roupas e meias com o tema.  Seu quarto parecia um vale dos dinossauros. Além disso, Levamos o Gabriel para exposições de dinossauros, parque temático...tudo o que eu encontrava falando em dinossauro, eu trazia para casa e ele fazia a festa. Aliás, o seu aniversário de 4 anos foi totalmente decorado com o tema dinossauro. E nessa época não era fácil encontrar uma decoração dessa, pois as crianças estavam acostumadas com os personagens tradicionais, como super-heróis ou Disney.

Quando questionado sobre a provável profissão no futuro, ele afirmava com veemência que seria paleontólogo. Pudera,  tão pequeno e já sabia MUITO sobre eles: diferenciava os herbívoros dos carnívoros, sabia o nome e as características de TODOS que conhecia. Sempre nos surpreendia com seus comentários e explicações.  Esse contexto durou anos e anos.  Para mim, já estava definido qual seria sua profissão.

Assuntos gerais relacionados ao meio ambiente sempre atraem a atenção do meu paleontólogo preferido. Ele conhece muito sobre bichos e plantas, tipos de solo. Fica preocupado com a preservação da natureza e se revolta quando vê reportagens que mostram a má atuação do homem com os recursos naturais. Eu sinto que vem dele essa tendência e amor pela terra e a criação em geral. Não posso me esquecer de mencionar que o Gabriel, tanto quanto eu, adora os felinos, sobretudo, gatos.

Entretanto, esse prodígio de menino, com nome de anjo e coração de ouro, cresceu e não ficou limitado às questões do Meio Ambiente e Ecologia. Há uns dois anos demonstra grande interesse por gastronomia. Assiste ao programa “MasterChef” sempre que pode, pesquisa receitas na internet, imprime e as prepara com perfeição. Eu confesso que sempre estou por perto quando ele  decide preparar algo,  porque tenho receio de que se queime ou se machuque, afinal ele só tem 12 anos atualmente e desde os 10 decidiu aprender a cozinhar. Por várias vezes, afirmou que seguirá a carreira gastronômica e quando prepara algo, dá para perceber o brilho em seu olhar. Ele ama cozinhar, principalmente as novidades.

Fico imaginando de onde vem esse interesse e prazer em preparar os alimentos e chego a conclusão de que seja uma mistura da atuação de duas pessoas muito ligadas a arte culinária: a mãe dele e esta avó coruja, pois igualmente amamos fazer bolos e quitutes e oferecer àqueles que estão por perto...

Paleontólogo, biólogo, ecologista, veterinário ou Chefe de cozinha? Muito cedo para obter uma resposta exata. Menino ainda para se definir como profissional, mas,  ao mesmo tempo, um homem com habilidades e competências diversas para atuar com excelência no campo decidido por ele quando chegar a hora. Estarei lá, se Deus permitir, para aplaudir de pé essa vitória que também é minha, é nossa...
                                                              (Zizi Cassemiro - avó-superlativa do competente Gabriel)

4 comentários:

  1. O Miguel também se amarrava em Dinossauros... ainda gosta um bocado, mas menos agora. Acho que o olhar vai se dividindo com tantas outras coisas para serem vistas e que lhe despertam a curiosidade.

    Que legal saber das predileções do nosso netinho amado, que certamente vai longe e ainda vai encher vc de mais alegrias... e de quitutes! Delícia! Aproveite! E compartlhe tudo conosco, pois amo as suas histórias, ainda mais quando elas rendem dois textos por semana em vez de apenas um! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora ele vive falando de outras coisas, mas eu ainda vejo o paleontólogo nele. Adoro isso! O que eu sei mesmo é que o coração dele é de ouro e acho que isso vai ajudá-lo a definir a profissão futura.
      Obrigada, fofa pelo carinhoso comentário!

      Excluir
  2. Que diferença!!! kkkkk... Adorei as alternativas, até chegar a chefe de cozinha!! .. Os meus passam longe da cozinha, só acham pronto, no máximo lavam as vasilhas, mas fogão é zerooooooooooo!! Bem que eu queria uma forcinha no fogão, mas nada!!!... Amei a trajetória do Gabriel e que ele seja muito abençoado na hora de escolher. São fases lindas, mágicas, na vidinha dele que com certeza renderá uma escolha muito feliz!! Obrigada por compartilhar com a gente, mais um relato tão sensível e tão bem escrito!!! Adoreeeeeeeeeeeeei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esqueci de mencionar que quando ele cozinha a cozinha fica de pernas para cima kkkkkk. Ai meu Deus! Mas ele faz coisas gostosas e vale a pena. Eu tb o coloco para fazer serviços domésticos, afinal não temos empregada kkkkkkkk
      Obrigada pelo gentil e fofo comentário. É um prazer falar do meu filho-neto.

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!