sábado, 17 de dezembro de 2016

Meu bebê alfabetizado e letrado!


Hoje foi a formatura da Alfabetização do meu filhote e que emocionante foi cada momento! Tudo perfeito... rico... em cada detalhe... e um oásis no meio de um deserto em que se transformou, especialmente este ano, a Educação pública municipal daqui de Cabo Frio, graças a um prefeito tirano, irresponsável e incompetente, dentre tantos outros adjetivos. Todo esse caos muito me entristece, mas não serei hipócrita de não me alegrar pelas vitórias do meu filho nem deixarei de comemorar cada uma delas!

Impossível não me emocionar ao ver todos de beca, arrumadinhos, enfileirados, e ainda ver cada um deles sendo chamado pelo nome todo e entrando na igreja onde foi a cerimônia. Impossível segurar as lágrimas quando chegou a vez do meu fofucho entrar, todo confiante, espontâneo, fazendo até o sinal de positivo quando passou pelo pai, que com ele mexeu e, logo em seguida, sorrir na minha direção depois do meu nada formal "urrúúú!" de uma mãe bagunceira. (risos)

Impossível não chorar com quatro crianças lindas lendo lá na frente e mais ainda quando veio a quinta e era ele, lindo, lendo a parte do agradecimento aos professores, depois de a escola ter falado sobre mim e sobre o pai dele, ambos professores, esse carinho à parte! Assim o coração não aguenta! Surpresas lindas que fazem tão bem à nossa alma sempre tão sofrida... 

Impossível não me emocionar com todos eles cantando "Brasil: o país das águas" e ver como pareciam levar a sério cada palavra que diziam, fazendo brotar em nós a esperança de que vem aí uma geração muito digna e consciente, que ama o país... Que venha aí, graças a eles, um novo mundo mesmo, beeeeem melhor! Eu creio! 

Impossível não chorar com o jogral com uma poesia "Falando de livros", da linda escritora Roseana Murray, e eles todos seguros de si, bem ensaiadinhos! Melhor ainda saber que teoria e prática ali andam juntas, pois eles não falam só de livros, eles gostam de ler. Alfabetizados e letrados -- dupla alegria! 

Impossível não me emocionar com a noite de autógrafos, com o livrinho lindo que foi feito por cada um, e como é lindo valorizar ali o que infelizmente todos os políticos tanto desvalorizam: a Educação. Só ela é capaz de nos tirar do caos... da pobreza (de todas elas)... E acho que essas primeiras lições (de várias) eles entenderam e muito bem!

Impossível não chorar ao ver a animação de todos eles, principalmente do Miguel, dançando na música que fechou esta data tão importante! Escola é um lugar de aprender, de ensinar, de fazer amigos, de ler, de escrever, de tornar leitor e de brincar! Parabéns à Escola Municipal do Braga e a TODOS que fazem parte dela pelo trabalho lindo, sério, competente e regado ao lúdico, salvador, que faz toda a diferença nesta fase! Sou fã! Especialmente da tia Val Costa, uma querida parceira, que cativou a mãe, o filho, a vó... todos aqui! 

Parabéns, filhote! A mamãe ama você e tem muito orgulho! Que você leia sempre... escreva... ganhe todos esses mundos...  são seus... todos eles...

(Andreia Dequinha - a mamãe orgulhosa do alfabetizado e letrado Miguelito)

6 comentários:

  1. Quanto orgulho para uma mãe cada degrau que o filho sobe! É tão gratificante vê-los crescer, evoluir, conquistar diplomas, colecionar vitórias... Fico muito feliz em ver a a alegria desse fofo tão lindo e simpático que cativa até quem não o conhece! Miguel tem muitos diplomas para conquistar e todos eles terão esse doce sabor de honra e de alegria tanto para ele quanto para a família e amigos, porque é tão bom ver as pessoas crescendo e garantindo seu espaço com o compromisso de fazer a diferença. Parabéns para esse lindo e competente menino de ouro.
    Os obstáculos que o sistema político nos coloca, podem dificultar a trajetória, mas nunca tirará das pessoas a garra e persistência para atingir os objetivos. Que venham certificados, diplomas, troféus.... Que venham vitórias porque o segredo do sucesso é o acreditar na capacidade.
    BRAVO, MIGUEL!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero poder estar sempre por perto, até ele chegar às nuvens, se Deus quiser! Tomara mesmo que venham muitos diplomas, sorrisos, vitórias... Vou ser sempre a mais doida e animada presente na torcida! rs rs rs

      Obrigada pelo carinho de sempre... e que a gente saiba sempre superar cada obstáculo. "Eles passarão, nós passarinho", já dizia Quintana! Beijocas...

      Excluir
  2. PArabéns amiga, imagino o frio na barriga, a alegria sem medidas... vc merece...
    parabens para o grande Miguel pelo esforço dedicação
    bjs bethy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Betíssima, e que delícia encontrar um recadinho seu aqui, depois de tanto tempo! Amei a surpresa! Beijocas e logo logo será o seu...

      Excluir
  3. Parabéns amiga, esse é realmente um grande momento na sua vida e do Miguel, é uma alegria inesquecível! A primeira grande conquista da vidinha dele, que Deus abençoe ricamente a vida de vocês, que venham muitas outras conquistas, que as alegrias sejam multiplicadas!! Parabéns ao Miguel!!! Com certeza, será um grande homem! Pois está sendo orientado por uma rainha, uma grande mãe!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alegria realmente não cabe em mim, ainda mais num ano tão difícil, para tanta gente, ainda mais pro Miguel que não pôde ser protegido pela redoma da escola particular e teve que encarar todo esse caos da rede municipal. Só Deus mesmo para nos abençoar com uma Tia Val em nossas vidas! Como sou grata!

      Obrigada pelo carinho de sempre e que eu possa sempre ajudar na vida dele... é tudo pra mim... prioridade sempre... Beijos!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!