quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Meu karateca laranjinha!


Outra invasão minha aqui no blog, e novamente, claro, para registrar e compartilhar mais uma alegria vinda do meu príncipe karateca Miguel, já que ontem ele foi fazer mais um exame de faixa (o segundo de sua vida) e em vez de passar de amarelo à vermelha, pulou esta e agora é faixa LARANJA! 

Muito legal ver que ele já superou a fase de desânimo e de preguiça com relação ao karatê e que agora recuperou o entusiasmo inicial. Um ano e meio se dedicando a essa arte marcial e aprendendo muitas coisas além dos golpes e dos katás: disciplina, equilíbrio, concentração, respeito, defesa... 

Fico surpresa quando vejo alguém falar que as artes marciais incitam a violência ou que tornam as crianças mais agressivas, pois o que eu vejo é exatamente o contrário. Tudo bem que Miguel nunca teve o hábito de morder nem de bater em ninguém, graças a Deus, pois como acho feio! Ele nunca foi de fazer pirraça na rua porque não queria vir embora ou por conta de algo que eu não pude ou não quis dar. Sempre falei que não queria que batesse em nenhum coleguinha e, quando ele apanhava e eu o mandava revidar, sempre me lembrava de que eu falei para ele nunca bater em ninguém! Em vez de se meter em confusões, pelo menos até hoje, ele sempre foi de tentar apaziguar...

No karatê com o sensei Fernando (que se tornou um amigo!), ele aprende que tem que usar muito mais técnica do que força; que é defesa e não ataque... e fora todos os momentos lúdicos, de diversão, sem nunca se esquecer de que ele é, acima de tudo, CRIANÇA! As cobranças são na medida certa e participar das competições também fica por conta apenas da vontade delezinho. Guardamos com orgulho cada certificado e cada medalha já conquistada! Tento registrar cada momento dessa caminhada e que ele possa explorar cada cor... até chegar à faixa preta, se assim ele desejar! Que deseje! Terá sempre na plateia uma mamãe orgulhosa, cuja baba é capaz de encher vááááários baldes! 

E a tudo isso pode somar também a quantidade de amizades conquistadas... Muitos amigos graças ao Karatê! Uns novos e uns antigos, de várias idades, uns próximos e outros mais distantes, e tanta troca, tanta união! 

Parabéns, filho, por tão novinho já saber, dentro do possível, levar as coisas a sério, por se dedicar, por gravar tantos nomes esquisitos e sequência de movimentos que deixa a mamãe surpresa! (risos) Parabéns, sensei Fernando Fortunato, por você ser esse exemplo não só de professor, mas também de ser humano! 

(Andreia Dequinha - mamãe orgulhosa do agora faixa laranja Miguel)

2 comentários:

  1. Parabéns por mais essa conquista Miguel!! Você merece, e com certeza será sempre o orgulho da mamãe! Que Deus conceda sempre muitas vitórias, que você seja muito abençoado sempreeee!!! Parabéns pela faixa amarela! Que venham todas as faixas! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Não é invasão, amiga! é um prazer encontrar textos novos aqui no blog, contando as aventuras , as vitórias, os anseios, as preocupações, enfim...tudo relacionado aos nossos filhos está dentro do tema, afinal aqui é o caldeirão no qual as mamães põe o tempero necessário para esse caldo mágico que é a maternidade.
    Parabéns por mais esse diploma, aliás nesta semana esse garotão colecionou diplomas, heim? Eu tb concordo que as artes marciais não incitam à violência. Meu filho também aprendeu artes marciais, mas foi Kung Fu, e, embora fosse danadinho e tenha se metido em encrencas algumas vezes, não aproveitou-se desse conhecimento para praticar nos outros ou se vingar dos maus amigos (Só algumas vezes como defesa, é lógico! kkk)
    Todo conhecimento é útil em nossa vida, esse aprendizado será essencial para ele.
    Como toda boa mãe, a baba escorre pelo rosto e o coração pula ao assistir as vitórias dos pequenos. Como é bom isso, né? Que bom que registrou!

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!