quarta-feira, 8 de março de 2017

Vai um Rivotrilzinho aí?!?


Desde que o Miguel era bebezinho eu sofri com ele no quesito tomar remédio! Por sorte minha e misericórdia divina, foram bem poucas vezes em que ele ficou doente! Nem mesmo é criança que vive ralando os joelhos, ao contrário de mim, que vivia arrebentada e em uma época em que Merthiolate ardia pra caramba e eu ainda preferia o tal do "Mercúrio Cromo", que deixava tudo gritantemente vermelho, fazendo o machucado parecer ainda mais grave do que era, naaaaada discreto! 

O primeiro remedinho que logo me deu trabalho foi o Protovit (o "viti viti", no linguajar dele!), que rendia caras e bocas e até me divertia um bocado, já que ele não chegava a chorar nem nada, só tentava fugir, virando o rosto! De lá pra cá, não tenho mais problema em se tratando de Vitamina C, porque ele mesmo pega, todo dia, do pacotinho, uma jujubinha de Redoxitos e manda pra dentro! (risos) Além disso, toma também suas gotinhas diárias de própolis, quando acorda, antes de ir para a escola e na hora de dormir! Raramente fica gripado depois disso  (sem falar que ainda funciona como repelente)! 

Às vezes precisa tomar Ferro por conta de um pouquinho de anemia que costuma ter, por ser péssimo pra comer. Não gosta de quase fruta nenhuma, nem de legumes e verduras e não suporta bife de fígado! O que salva um pouquinho a pátria é que ama açaí, que é uma excelente fonte de Ferro! Puxou à minha mãe!

Quando ele passa da conta e piora no quesito "comer" e  quando me dá dor de cabeça extra quanto a isso, costumo dar um Apevitin dia sim e dia não, para abrir um pouco o apetite -- escondido da pediatra dele, que é contra! (que ela não leia este texto hoje! kkkkkkkk) Evito por puro medo de ele vir a engordar e também porque ele praticamente hiberna quando toma. 

O escândalo maior dele fica empatado entre a nebulização (quando era bebê, que ficava até vermelho e todo suado), tirar sangue para fazer exame (sorte que só fez uma ou duas vezes por ano, no máximo, até agora) e também entre tomar remédio de verme! Odeeeeeeeia! Faz um drama tão grande que a vizinhança deve pensar que eu o espanco e qualquer dia o Conselho Tutelar vai vir conversar comigo! (risos)

Uma vez ele estava febril e eu estava trabalhando, longe de casa, e pedi ao pai para vir dar um antitérmico! Fez mais show ainda do que o habitual e, como ainda estava com tosse, vomitou tudo. Chorou à beça. E ainda ficou me esperando chegar da escola pra poder dar banho... Sinistro! Não gosto nem de me lembrar disso! 

Os outros remédios ele, felizmente, toma direitinho (dentro do possível), quando precisa, ainda que resmungue às vezes e sempre bebendo água em seguida, "para tirar o gosto ruim" (segundo ele)! E às vezes até me surpreende, positivamente, como a única vez em que precisou ficar no soro (teve uma virose tão braba que ele ficou sem conseguir andar por duas semanas e numa época em que nem se falava em Chikungunya, mas teve todos os sintomas, o que o faz falar que foi "a primeira cobaia") e se comportou que nem um rapazinho! 

Deixou-me orgulhosa quando tomou (também uma única vez até agora) a tal de Benzetacil no bumbum, que dizem que dói horrores (e que eu nunca tomei), e já saiu da UPA andando, deixando com vergonha muitos adultos que saíam de lá mancando e que só não choraram por pura vergonha, verdade seja dita! (risos)

Também nunca me deu trabalho com vacinas... Chora, mas não tem medo porque sabe que precisa tomar para se proteger (sempre expliquei tudinho antes) e geralmente dá o braço numa boa (talvez o "numa boa" seja um exagero meu, tá, mas encara!). Só a primeira vez em que tomou uma gotinha que fez um escândalo, para a minha surpresa, invertida! Um tremendo "gorila"! 

Fora isso, comportou-se bem, dentro do possível, na única vez em que precisou dar uns pontinhos no queixo, quando também foi ao otorrino por ter enfiado um elástico pequenininho no nariz, quando bateu raio X ao cair de cabeça de um brinquedo do parquinho da escola. Também se comportou bem no dentista, se bem que ainda não precisou fazer nada além de limpeza e de aplicação de flúor. Tomara que assim continue com os futuros procedimentos, como obturação e afins! Que Deus nos ajude! E não tenho dúvida de que Ele protege, de forma especial, as mamães, tão neuróticas que a gente fica quando o filho adoece e precisa tomar remédios! Quase que EU preciso recorrer a um Rivotrilzinho, confesso! (risos) 

(Andreia Dequinha - mãe do mais ou menos estressadinho Miguel) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!