segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sâmia, minha broa!


A minha mocinha veio ao mundo em um dia vinte e seis de fevereiro, sem que eu soubesse que era uma menina. E eu nem tinha um nome para lhe dar. Intimamente guardava, sufocada, muitos nomes, mas devido a minha condição de mãe só, não ousava verbalizar um nome ou nomes. E ela chegou: linda, carinha redonda, gostosa, rosada, mas sem nome, era só minha broa...

Foi então que meu irmão (que morava em outra cidade) ligou-me e pediu que nós o esperássemos para dar um nome à pequenina. Ele queria ver a “carinha de broa” antes de lhe darmos um nome. E assim se passaram quinze dias, nesse período era só minha broa. Meu irmão, depois da morte de nosso pai, foi nosso esteio, nossa força nas horas difíceis. Era o homem da casa. E nós esperamos. Ele sempre conviveu com árabes e escolheu para ela um nome árabe: Sâmia. Era um nome estranho, pouco conhecido, todos estranharam, mas eu gostei. SÂMIA, cujo significado é OUSADIA, ESPÍRITO COMPETITIVO, INDEPENDÊNCIA, FORÇA DE VONTADE, ORIGINALIDADE (quem a conhece sabe que é ela é tudo isso e muito mais).

Quando meu irmão partiu para a celebração do banquete da vida eterna, ela tinha apenas cinco anos e do alto de sua determinação de menina quase mocinha, ela se fechou e recusava-se a aceitar aquele nome estranho e questionava só comigo o porquê de um nome tão exótico. Eu lhe dizia que Tio Wilton escolhera o nome dela, então ela se calava, pois depois da morte do tio, ela se recusava o dizer o nome dele. E eu sabia que minha broa sofria com isso. Chegou, porém, o dia da aceitação do nome. No dia em que ela foi prestar vestibular, ligou-me da porta da sala onde faria a prova e disse-me, às gargalhadas: “Mãe, Sâmia é nome de gente, na sala tem eu e mais umas vinte. ELE escolheu um nome lindo para mim.” Nessa hora, eu chorei e ri de alegria e sei que meu irmão, o padrinho dela, também ria, satisfeito pela alegria dela, pela aceitação do nome que ele escolhera, pois o sinto perto de nós, sempre, para sempre...
(Irene Sena)

11 comentários:

  1. Menina, você gosta mesmo de deixar a gente a mil, né? Pensei que vc, por alguma razão, não fosse aparecer hoje, a julgar pela hora, e a Nívea até postou um texto padrão aqui, para tapar o "buraco", mas que bom que vc veio e ainda veio duplamente! Vixe!

    Nem preciso dizer que chorei pra caramba lendo, né? Se eu já amava vc antes de conhecer mais a fundo a sua historia, agora então... Minhanossasenhora!!! Guerreira mesmo vc e a Sâmia teve a quem puxar!!!

    Morri de rir imaginando a cena da aceitação do nome. O comentário tem mesmo a cara dela! Uma figuraça! AMo muito vcs duas, viu! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Sâmia é um nome diferente e incomum aqui no BRasil, mas acho melhor ter um nome assim do que um que tenha em cada esquina. rs Achei lindo o post e mais emocionante quando você narra a aceitação do nome por parte dela. E em tempo: Sâmia é um nome bonito e o significado dele é bem positivo!

    ResponderExcluir
  3. Irene,
    texto lindo! Diferente mesmo o nome de sua filha, mas muito bonito. Adorei a história do vestibular...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Irene,
    Linda e emocionanate essa história e que bom! Deus preparou a aceitação do nome, que inclusive, é muito gostoso de dizer; Sâmia! Lindo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sâmia é duplamente raro e lindo. É gostoso ter um nome diferente e bonito. A pessoa se sente mais exclusiva ainda. Seu irmão escolheu o mome com o coração e deixou essa marca, dessa forma (também) ele estará sempre na lembrança de vocês duas. Quer prova de carinho maior?
    Bonita a sua história, embora tenha uma parcela triste porque a partida de um ente querido leva sempre consigo um pedacinho do nosso coração.

    ResponderExcluir
  6. samia e um nome mt lindoooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoro esse nome vai ser o nome da minha filha. vai ser em homenagem a cantora samya da banda magnificos

      Excluir
  7. Fiquei surpresa de saber que a menina demorou pra gostar do nome dela... nossa eu amo tanto o meu nome! é original e faz a gente se sentir única!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é samia nunca na minha conheci alguém com esse nome só escuto falar umas 2 pessoa com esse nome

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Sâmia, e eu amo muito meu nome! Sempre gostei por achar bonito e diferente! Nunca conheci pessoalmente nenhuma Sâmia =) Meu pai escolheu esse nome porque conheceu uma mulher turca, que lhe contou uma lenda turca, onde Sâmia era a princesa mais linda e por quem o sultão era apaixonado.

    Sâmia também é o nome escolhido pela maior bailarina de dança do ventre
    do mundo. O nome de batismo dela era Zeinab, mas ela adotou o nome artístico de Sâmia Gamal. Ela nasceu no Egito em 1924, e fez vários filmes, inclusive em Hollywood. Casou-se mais de uma vez e ganhou uma condecoração do governo Egípcio. Uma mulher forte e corajosa. Acho que é preciso muita ousadia mesmo para uma mulher fazer tudo que ela fez em 1924 no Egito, país muçulmano!

    ResponderExcluir
  10. Que historia linda!! Concerteza as SamiaS sao unicas.

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!