domingo, 27 de novembro de 2011

Eu ODEIO quando eles fazem isso!


O prazer de ser mãe é imensurável! E por mais que eles nos façam raiva, pirracem ou nos respondam, passamos por cima de tudo isso e amamos. Amamos incondicionalmente. Não há nada mais lindo e renovador que o sorriso de nossos filhos!

Queremos bem, queremos muito bem... queremos  melhor que a nós mesmas. Queremos sentir suas dores, sofrer a dor deles, só para não vê-los sofrer. Há duas coisas que eu ODEIO: quando eles adoecem e quando eles choram. Ai que vontade que eu tenho de estar ali, no lugar deles e sofrer por eles.

Agora, com dois filhos adultos, passando por tribulações de adultos, dificuldades que eles mesmos precisam resolver...  e os vejo chorando... lastimando-se de terem sofrido alguma humilhação ou constrangimento, a leoa se enfurece, e quer logo oferecer palavras de conforto, levantar a autoestima de cada um deles e brigar por eles, como quando um coleguinha derrubou seu picolé, ou lhes deram um beliscão na escolinha...

Minha vontade é de fazer uma redoma de proteção para que nada lhes aconteça, mas só consigo fazê-lo hoje através das palavras, dos conselhos e das orações. Como diz Arnaldo Jabor: “eles saíram do banco de trás para o volante de suas próprias vidas”. E eu fico ali, chorando junto, por dentro, mas dando todo o apoio do mundo.

Também não gosto quando eles adoecem. Não gosto daquela carinha de tristeza, de febre alta, de criança (e adultos) acamados. Saio para trabalhar e volto com um presente. Adoro ver uma carinha de felicidade para abrir o papel de presente. Aqueles segundinhos de expectativa, sem saber do que se trata, deixam-me tremendamente feliz. Eles nunca se deram conta dessa minha estratégia... nunca me disseram que gostavam de ficar doentes só para ganhar presentes. Quando vi que a coisa ficava feia, era o meu paliativo para ver um sorrisinho e um brilho nos olhos daquele serzinho tão importante na minha vida.

O Renan, quando criança, sofria de bronquite e frequentemente tinha que ir ao médico. O Ramon, nos sete primeiros anos, teve três paradas respiratórias e foi internado às pressas. Sustos que vivemos intensamente enquanto não chega o ponto final desses sofrimentos. A Lívia, não teve problemas de saúde, enquanto chora por outros motivos (namoros, autoestima, trabalho, amigas...).
 
Acho que esse “ódio” é o de todas nós, que queremos tanto, e tão bem, que no permitimos que nada de ruim possa passar por perto de nossas crias.Defesa? Proteção? Instinto? Acho que é apenas ... amor materno!

(Vânia Oliveira - mãe de Renan, Lívia e Ramon)

13 comentários:

  1. Vânia, seu texto está emocionante, muito real! Realmente vc se lembrou muito bem do que realmente nos incomoda... Não coloquei isso no meu post porque acabei me prendendo no que meu filho faz de acordo com a vontade dele... o chorar e o adoecer não citei porque independem disso, mas é uma grande verdade. Isso vai além do incomodar, né? Dói no fundo da alma, desnorteia, angustia...

    Não poderia deixar de mencionar também que amei a foto dos seus três tesouros e aproveito a oportunidade para parabenizar: vc só tem filho bonito, mulher! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ser mãe não deve ser nada fácil mesmo! Seus filhos são lindos, Vânia! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Dequinha,
    Eu poderia também ter citado muitas "coisinhas" que parecem nos incomodar quando eles ainda são pequeninos, mas você verá que quando eles crescerem, isso será motivo para muitas risadas, muita nostalgia...
    Mas quando eles sofrem ou ficam doentes, que vontade que dá de estar no lugar deles, ou pelo menos, pegá-los no colinho como sempre fizemos!!!
    E obrigada pelo elogio! Meus "meninos" são mesmo um presente de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Vânia, parece mesmo que quando uma mãe fala sobre os seus filhos ela sai de sua dimensão e entra em outra: meu Deus, como a gente fica envolvida com as palavras.Parece que os textos são feitos para todas nós. É muita identificação!! No coração de Deus deve mesmo ter um cantinho feito especialmente para as mães, porque onde se viu um amor tão intenso e incondicional!!!Belíssimo texto, belíssimos filhos, belíssimo amor que os envolve. Parabénss!!

    ResponderExcluir
  5. Zizi,
    É isso mesmo... nos identificamos nos outros textos e vamos nos lembrando de nossas histórias.
    Seus textos também são mágicos! e muito!
    Beijos e obrigada pelo comentário fofo!

    ResponderExcluir
  6. que lindo Vânia...é muito amor mesmo, amor que chega a doer....todas nós passamos por isso né? parabéns por ser essa mãe tão dedicada....bjs

    ResponderExcluir
  7. Vânia, que lindo o seu relato!! Muito emocionante mesmo! Parabéns para os seus filhos por terem essa mãe maravilhosa! E parabéns para você por eles, que são tão lindos, tão dedicados!

    "Graça e paz vos sejam multiplicadas..." II Ped 1:2

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Vania

    Lindos seus filhos. Parabéns!

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Vânia
    Ser mãe é sofrer junto as tristezas de nosos filhos. E como isso é ruim.
    Seus filhos são lindos, parabéns Toda Boa!rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Karine, Mariuza e Maria,
    Fico feliz de receber os elogios aos meus mimos! rsrs
    A gente se enche de orgulho quando alguém fala bem, né? E eu nem sou diferente!! Eles são mesmo tudo de bom! kkkkkkkk
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Dani Lino,
    Ai que fofa, vc ainda se lembra que me chamava de Toda Boa???? Tô com saudade de você, menina querida!!!!! Beijos e obrigada pelo comentário mais que gostoso!!

    ResponderExcluir
  12. Esse sofrimento eu conheço bem, Vânia! Filhos doentinhos é a pior coisa pra uma mãe...Como eu queria que o Henrique tivesse a oportunidade de fazer tudo o que as outras crianças fazem...mas logo, logo eu tenho certeza que isso vai acontecer.

    Beijos

    ResponderExcluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!