terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Que nosso 2017 seja...


Nunca fui uma pessoa de fazer muitos planos nem de fazer muitos pedidos, de seguir alguns rituais na virada. O máximo que eu fazia era ir ver a virada na praia, com roupa nova. Com a crise, passei a usar apenas uma calcinha nova, tentando acreditar naquele lance de cores e suas simbologias. Passei muitos anos seguidos usando vermelho, para atrair paixão... Não vi funcionar, sinceramente. (risos) Aí resolvi pular para a branca, para trazer paz, que nunca veio, nem para mim e nem para o mundo; sinal de que tais pedidos também estavam falhando. Usei o verde, de esperança, e acho que tudo desbotou, devido às tantas porradas... Parei de ir à praia e passei a ficar em casa... a dormir cedo e pelada, nada de calcinha nova... Tudo a mesma coisa, mas agora sem nenhuma expectativa!

Depois que o Miguel chegou, cada vez menos o ritual fez sentido. Basta a gente passar juntos. Eu, ele e minha mãe. Pode ser até mesmo dormindo, cada um na sua cama, mas sob o mesmo teto. Aí que percebi que talvez Deus não tenha nunca atendido o meu pedido porque eu nunca sabia ao certo o que pedir. Acho que, no fundo, nunca pedi verdadeiramente nada. Confio Nele e sei que sempre me dá bem mais do que eu mereço, supre as minhas necessidades reais e me confirma que nada vale mais a pena do que estar junto daqueles que amamos!

Dia desses li uma frase curiosa no Facebook, que dizia que a pessoa só esperava uma coisa de 2017: se recuperar de 2016. Juro que queria o mesmo, porém, nem me iludo, pois sei bem que virá aí um ano ainda mais complicado, então eu peço a Deus apenas muuuuuuita paciência, muuuuuuuita garra e muuuuuuuuuuita fé para enfrentarmos todo e qualquer obstáculo.

A grande verdade é que a gente reclama, muitas vezes de barriga cheia... acaba se apegando às dificuldades e deixa de ver a quantidade de livramentos, diários, vindos desse nosso Deus amoroso e misericordioso. A gente acaba aderindo às comparações, vendo que a vida de fulano está uma maravilha (na nossa ótica) e nada lhe parece faltar (e às vezes falta o mais importante) enquanto a nossa está um calvário só! A gente evita olhar a vida de quem tem tão menos que a gente e que, mesmo assim, sorri, agradecendo a Deus por mais um dia vivido!

Então peço para mim e para minha família o mesmo que peço para todas as pessoas do mundo: saúde, compreensão, paz, fé, amor ao próximo e a Deus. Quem tem tudo isso não terá nunca coragem de ferir, de magoar, de humilhar, de roubar, de matar, de caluniar, de fazer nada de mal, enfim...

Em 2017 eu só queria, se pudesse, sorrir mais do que chorar... ao lado do meu filho... Só isso! 

(Andreia Dequinha - a mamãe esperançosa do Miguel)

6 comentários:

  1. Que texto lindo, amiga! RI na parte do troca troca das calcinhas rsrs Mas me emocionei com o resto. Um 2017 maravilhoso para vc. E temos sempre muito a agradecer, nem q seja poder ler e enxergar. Já é muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Há sempre muito mais a agradecer, pelos livramentos, tantos, diários, mas a gente só quer ser feliz, plenamente, ver o outro feliz também... ver a Justiça reinar... o Bem vencer o Mal... e se angustia (e se revolta) quando isso não acontece! Nos filmes é tudo tão mais fácil, né? Na vida real a gente apanha tanto... mesmo quando Deus põe a mão para amortecer, Pai que Ele é! Um beijo grande e feliz 2017 pra todos nós, com muito mais sorrisos do que lágrimas... e se estas vierem que sejam de pura alegria e emoção...

      Excluir
  2. Dequinha: um arco-íris ambulante a espera do Ano Novo! Heheh!
    A gente sempre renova as esperanças, pois não podemos desistir, a cada ano novas possibilidades, quem sabe novas chances para tentar de novo!
    Há perdas e ganhos, mas temos a mania de enfatizar as perdas, os tombos, as lágrimas...que tanto nos fazem sofrer. Ainda mais nessa nossa profissão cada dia menos valorizada e sofrendo as safadezas do governo. Acho que embora não acreditemos, somos rocha, somos fortes por suportar tantas desventuras; por lutar tanto para manter a nossa vida estabilizada; por nunca desistir, mesmo sem enxergar grandes esperanças; pela teimosia em acordar todos os dias e recomeçar...
    Nesse ano produzimos tantos textos que refletem nossa vida, deixamos muito de nós aqui, e embora tentassem nos desanimar, mantivemos o nosso compromisso, custe o que custar... A cada produção, felicidade e lágrimas se confundiam.... Foi um ano que trouxe momentos difíceis, mas também soube nos presentear com várias alegrias. Nossas experiências podem ensinar mães que buscam uma palavra de apoio, nós também aprendemos umas com as outras e ficamos melhores, porque sábias já somos!
    Parabéns, fofa! Eu reforço esse seu pedido porque não quero vê-la chorar, quero que tenha o reconhecimento merecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso até ser rocha, amiga, mas ando meio que destroçada... precisando me recompor e voltar, inclusive, a acreditar que AINDA sou rocha, ainda que em essência. rs rs rs

      Obrigada pelo carinho de sempre! Amo vc! E que a gente sorria muito, sempre! Merecemos, precisamos! Beijos mil e feliz 2017 para vc e essa sua família linda! Que venham muitas histórias ainda... e que queira vir aqui contar!

      Excluir
  3. Belíssimo texto; minha amiga. Mas nesses momento eu verbalizo meu "papo" com Deus. São momentos como esse que sinto que minha "mentalização" não é tão boa quanto eu esperava.

    Bjs e "há braços"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu querido amigo e salvador de todas as horas! Tempos difíceis até mesmo para a esperança e acho que até mesmo para Ele, que deve ter algum propósito, porque não é possível ver tanta gente boa sofrer e tanto verme se dando bem, né?

      Beijos imensos e feliz 2017. Amei ver vc aqui!

      Excluir

O que lhe veio à mente depois de ler este texto?!? Queremos muito saber!!! Comente!!! Obrigada!!!